iFood testa entregas com drone em Sergipe
Créditos: iFood/Reprodução

iFood testa entregas com drone em Sergipe

Drones realizarão entregas entre Aracaju e Barra dos Coqueiros

A plataforma de delivery de comida iFood irá testar a primeira rota experimental de entregas com drones, nesta quarta-feira (15). Projeto inédito no Brasil será realizado em Sergipe, com rota programada entre Aracaju e Barra dos Coqueiros. Segundo a empresa, o projeto pode reduzir o tempo de entregas em até 70%.

O drone do iFood consegue carregar até 2kg de encomenda e voa com velocidade máxima de até 40km/h. Com voos de até 60 metros de altitude, o dispositivo possui um paraquedas para casos de emergência. O projeto de entrega com drones, teve uma primeira fase de testes realizada em Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. Na fase atual serão cinco dias de testes, que iniciam no dia 15 e terminam no dia 19. O uso da rota de voo foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Como funciona a rota de voo

Calma, a comida não vai chegar na janela da sua casa. Na verdade, os drones irão realizar trajetos preestabelecidos entre Aracaju e Barra dos Coqueiros e deixaram as entregas no droneport. A estrutura preparada para receber as entregas foi instalada em pontos estratégicos para reduzir o tempo das entregas.

Após o drone deixar a entrega, o entregador continuará realizando o trajeto final, seja de moto, bicicleta ou patinete. Ou seja, nenhum drone irá sobrevoar sua casa e ainda será necessário atender o entregador para pegar o seu pedido.

Entregador continuará realizando a rota final do trajeto

Será interessante acompanhar os resultados do teste em Sergipe a partir desta quarta-feira. Caso os resultados com as rotas de voo sejam positivos, este será o primeiro passo para o iFood começar a implementar entregas com a utilização de drones.

Segundo estimativas da empresa, trajetos que poderiam levar entre 25 a 55 minutos podem ter seu tempo de entrega reduzido para até 5 minutos. A logística do projeto é grande, pois para que funcione é preciso instalar os droneports em locais estratégicos. Porém, caso dê certo, a ideia deve facilitar bastante o trabalho dos entregadores que precisarão percorrer percursos mais curtos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo, G1
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.