Japão quer parques eólicos ambulantes no meio do oceano

Projeto Power ARK 100 pretende abastecer 20 mil casas no país

Japão quer parques eólicos ambulantes no meio do oceano
Créditos: Divulgação/PowerX

PowerX, uma empresa japonesa no ramo de energia elétrica quer criar parques eólicos offshore ambulantes no meio do oceano. A ideia é que a empresa envie navios para a geração de energia. O projeto é tão ambicioso que uma embarcação especial está sendo desenvolvida para ser testada. Além disso, a PowerX está construindo instalação de montagem de baterias em grande escala no Japão.

03/12/2021 às 17:30
Notícia

Mercedes-Benz apresenta Maybach, carro movido a energia solar...

Projeto é uma parceria entre a Mercedes e o designer de moda Virgil Abloh, que faleceu semana passada

Parques eólicos são populares em alguns países, principalmente em locais com muito vento, principalmente perto de montanhas. Dessa forma, o mar é um dos lugares mais propícios para instalação desse tipo de captação de energia. Segundo a empresa, o parque conseguirá abastecer até 22 mil casas por dia.

Atualmente, os parques eólicos off-shore tradicionais funcionam através de cabos submarinos, mas que limitam os aerogeradores, que precisam ficar ancorados cerca de 60 metros de profundidade no mar para se manter estático. Além disso, a energia gerada através desses cabos submarinos possuem impactos significativos no ambiente.

Projeto Power ARK 100

O navio de 100 metros de comprimento, apelidado como Power ARK 100 será movido a eletricidade e vai navegar a 300 km, sendo que através de biodiesel, terá um suporte para viagens mais distantes. A embarcação carregará cerca de 100 baterias com capacidade de 220 MWh. Isso fará com que 22 mil residências japonesas sejam abastecidas pela energia gerada em apenas uma viagem.

A fase de construção começará em breve, já que a PowerX fechou um acordo com a maior empresa de construção naval do país, a Imabari. A conclusão do Power ARK 100 está prevista para 2025. Ainda sobre a Imabari, a empresa se comprometeu a investir ¥ 1 bilhão (o equivalente a R$ 50 milhões) no projeto de desenvolvimento do Power ARK 100.

O presidente da construção naval da Imabari, Yukito Higaki falou sobre a conscientização sobre as emissões de carbono que afetam o planeta: “A concretização de uma sociedade descarbonizada é uma questão importante que as indústrias de construção naval e marítima devem enfrentar”.

"Vemos esta aliança como uma excelente oportunidade para a Imabari Shipbuilding investir e formar parceria com a PowerX, que está assumindo o desafio com uma abordagem diferente das atuais indústrias de construção naval e marítima. Estamos ansiosos para trabalhar com a PowerX para desenvolver novas soluções que possam contribuir para a nossa sociedade" finalizou Higaki.

Além de tudo, a PowerX possui planos para desenvolver versões maiores, como o Power ARK 1000 com cerca de 150 metros de comprimento e o Power ARK 3000 de 220 metros.

Continua após a publicidade

Via: New Atlas Fonte: PowerX

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.