Japão quer parques eólicos ambulantes no meio do oceano
Créditos: Divulgação/PowerX

Japão quer parques eólicos ambulantes no meio do oceano

Projeto Power ARK 100 pretende abastecer 20 mil casas no país

PowerX, uma empresa japonesa no ramo de energia elétrica quer criar parques eólicos offshore ambulantes no meio do oceano. A ideia é que a empresa envie navios para a geração de energia. O projeto é tão ambicioso que uma embarcação especial está sendo desenvolvida para ser testada. Além disso, a PowerX está construindo instalação de montagem de baterias em grande escala no Japão.

03/12/2021 às 17:30
Notícia

Mercedes-Benz apresenta Maybach, carro movido a energia solar...

Projeto é uma parceria entre a Mercedes e o designer de moda Virgil Abloh, que faleceu semana passada

Parques eólicos são populares em alguns países, principalmente em locais com muito vento, principalmente perto de montanhas. Dessa forma, o mar é um dos lugares mais propícios para instalação desse tipo de captação de energia. Segundo a empresa, o parque conseguirá abastecer até 22 mil casas por dia.

Atualmente, os parques eólicos off-shore tradicionais funcionam através de cabos submarinos, mas que limitam os aerogeradores, que precisam ficar ancorados cerca de 60 metros de profundidade no mar para se manter estático. Além disso, a energia gerada através desses cabos submarinos possuem impactos significativos no ambiente.

Projeto Power ARK 100

O navio de 100 metros de comprimento, apelidado como Power ARK 100 será movido a eletricidade e vai navegar a 300 km, sendo que através de biodiesel, terá um suporte para viagens mais distantes. A embarcação carregará cerca de 100 baterias com capacidade de 220 MWh. Isso fará com que 22 mil residências japonesas sejam abastecidas pela energia gerada em apenas uma viagem.

A fase de construção começará em breve, já que a PowerX fechou um acordo com a maior empresa de construção naval do país, a Imabari. A conclusão do Power ARK 100 está prevista para 2025. Ainda sobre a Imabari, a empresa se comprometeu a investir ¥ 1 bilhão (o equivalente a R$ 50 milhões) no projeto de desenvolvimento do Power ARK 100.

O presidente da construção naval da Imabari, Yukito Higaki falou sobre a conscientização sobre as emissões de carbono que afetam o planeta: “A concretização de uma sociedade descarbonizada é uma questão importante que as indústrias de construção naval e marítima devem enfrentar”.

"Vemos esta aliança como uma excelente oportunidade para a Imabari Shipbuilding investir e formar parceria com a PowerX, que está assumindo o desafio com uma abordagem diferente das atuais indústrias de construção naval e marítima. Estamos ansiosos para trabalhar com a PowerX para desenvolver novas soluções que possam contribuir para a nossa sociedade" finalizou Higaki.

Continua após a publicidade

Além de tudo, a PowerX possui planos para desenvolver versões maiores, como o Power ARK 1000 com cerca de 150 metros de comprimento e o Power ARK 3000 de 220 metros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: New Atlas Fonte: PowerX
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.