Sites com mais de 100 links de conteúdos pirata serão excluídos das buscas no Google
Créditos: Tom Briskey

Sites com mais de 100 links de conteúdos pirata serão excluídos das buscas no Google

Medida foi tomada na Rússia e assinada por empresas de tecnologia do país

Rússia tomou mais uma passo agressivo contra a pirataria online no país: todos os sites que tiverem mais de 100 links para conteúdo piratas (seja links para torrents, exibição de conteúdo ou download, por exemplo) serão excluídos dos resultados de buscadores, como Google. Mas as redes sociais e YouTube estão a salvo de serem "banidas" das buscas na terra de Putin.

08/12/2021 às 17:28
Notícia

Usa Office pirata? Microsoft dá 50% de desconto para você ass...

A empresa está oferecendo seus programas com valores reduzidos para convencer usuários a abandonar a ...

O novo memorando sobre combate à pirataria online foi apresentado para os signatários na semana passada, dia 7 de dezembro. Esses signatários fazem parte de um grupo de empresas que já havia assinado um acordo contra pirataria em 2018, e agora novas empresas aceitaram essa proposta mais contundente para divulgadores de conteúdo ilegal. O memorando foi apresentado pelo oórgão regulador de telecomunicações Roskomnadzor, a "Anatel da Rússia". A ideia por trás da proposta é que, ao "esconder" os sites, nenhuma outra medida será necessária.


Sentindo sortudo, Pirate Bay? Não mais na Rússia. Fonte: Reprodução/Pirate Bay.

O acordo começa a valer a partir do fim de 2021 e tem validade de três anos, encerrando em 2024. A Roskomnadzor produziu o memorando levando em conta o impacto que o seu conteúdo causaria nas redes sociais e plataformas de vídeo. Sendo assim, Facebook, VK (rede social russa), YouTube e outras plataformas de vídeo, além de sites verificados não serão atingidos pelas medidas anti-pirataria. Sites governamentais e veículos de mídia também estão imunes ao acordo.

Entre os diversos signatários estão a União de Mídias de Comunicação, um grupo anti-pirataria chamado AZAPI (ligado às maiores editoras russa) e a NMFI (representante de gravadoras como Sony, Warner e Universal). Os signatários esperam que o acordo se transforme em lei. Entretanto, visto que o primeiro memorando é de 2018, a criação do projeto de lei está caminhando lentamente. Os integrantes do acordo agora esperam que a entrada de mais empresas acelere a transformação do memorando em lei. Resta saber se o lobby com o Putin vai bem. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Torrent Freak
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.