Cometa Leonard poderá ser visto a olho nu em partes do Brasil nesta semana

Descoberto em janeiro, cometa será o mais brilhante de 2021

Cometa Leonard poderá ser visto a olho nu em partes do Brasil nesta semana
Créditos: Dan Barlett/NASA

Se você é fã de astronomia, terá uma ótima oportunidade de ver o cometa mais brilhante do ano nesta semana. Mas já adiantando, as chances são maiores se você usar um binóculos ou telescópio, porque é esperado que ele não fique tanto tempo visível a olho nu. Devido a imprevisibilidade da rota do cometa Leonard, ainda não há informações sobre qual será o local com melhor visibilidade no Brasil.

03/12/2021 às 16:29

Vídeo da NASA imagina como podem ser as viagens espaciais no ...

Lua, Marte, Vênus e Saturno, vídeo da NASA deixa a criatividade aflorar ao pensar no futuro

cometa Leonard foi descoberto em janeiro deste ano pelo astrônomo G. J. Leonard no Observatório de Monte Lemmon, localizado em Tucson, no estado americano de Arizona. O pequeno corpo celeste possui um período orbital de 80.000 anos, o que quer dizer que se você não vê-lo pelas próximas semanas, só o verá novamente caso você seja congelado ou o Elon Musk e Jeff Bezos comecem a investir em tecnologias para prolongar a vida humano. Implicando, claro, que daqui em 80 mil anos a raça humano não terá se destruído.

Arte mostrando o cometa Leonard no espaço. Fonte: Dan Bartlett/NASA.

Leonard visita primeiro o Hemisfério Norte

cometa Leonard começou a sua turnê pelo Hemisfério Norte e nesta semana está seguindo para o Hemisfério Sul. Nas terras do norte o Leonard atingiu o seu pico de brilho, mesmo estando visível mais próximo do horizonte durante o pôr do sol. A NASA sugere que os interessados em observar o cometa usem binóculos ou um telescópio amador.

Aqui no Hemisfério Sul o ponto de observação será o mesmo: olhar para o oeste durante e após o pôr do sol. Conforme a imagem abaixo indica, o cometa estará seguindo em direção ao sudoeste e subindo em direção à Vênus. Mesmo viajando a mais de 70km por segundo, para nós terrestres ele passará calmamente pelos céus. Além do Brasil, os outros países do Hemisfério Sul também serão agraciados com a visão de Leonard, cuja órbita é perpendicular em relação ao do nosso planeta. O cometa Leonard ficará visível até janeiro, quando segue em direção para fora do sistema solar.

Fonte: NASA/JPL-Caltech.