5 previsões do futuro próximo feitas por Bill Gates
Créditos: Reprodução / Gates Foundation

5 previsões do futuro próximo feitas por Bill Gates

O diretor executivo da Microsoft acredita no novo normal pós-pandemia em 2022

Na última quinta-feira (9), Bill Gates, um dos homens mais influentes do mundo, escreveu uma nota para o fim de 2021. As reflexões que Gates divulgou fala sobre algumas previsões para o futuro do planeta, principalmente em relação à pandemia da COVID-19. O cofundador da Microsoft deixou o conselho da empresa no ano passado e recentemente investiu R$ 50 milhões em robôs que ajudam a economizar água na agricultura.

Algumas previsões de Gates aconteceram de fato, uma delas foi a que ele dizia que no século XXI, haveria uma grande quantidade de monitores de tela plana. Em contraponto, a previsão dele de que não usaríamos mais cartões de crédito em 2007 não aconteceu. Confira abaixo algumas das projeções de Bill Gates para os próximos anos:

O pior da pandemia covid-19 terminará no ano que vem

Com um visão otimista em seu blog, Gates diz que acredita que a pior fase da pandemia vai passar em 2022. O bilionário tem certeza que o mundo não só voltará ao normal, como será melhor do que era antes.

Bill disse: "Por causa da variante Delta e dos desafios com a absorção da vacina, não estamos tão perto do fim da pandemia como eu esperava agora. Não previ que tal variante altamente transmissível viria e subestimei o quão difícil seria convencer as pessoas a tomar a vacina e continuar a usar máscaras."

"Eu sou esperançoso, porém, que o fim está finalmente à vista. Pode ser tolice fazer outra previsão, mas acho que a fase aguda da pandemia chegará ao fim em 2022", complementou.

2022 será o ano do "novo normal"

Na mesma direção da previsão acima, além de dizer que a pior fase da pandemia acabará no ano que vem, o cofundador da Microsoft prevê um novo normal para a população mundial.

"Acho que 2022 será um ano em que muitos de nós finalmente entraremos em um novo normal pós-pandemia. Para mim, isso significará ir ao escritório um pouco mais, pois espero que os casos COVID diminuam", disse Bill.

Falando sobre o seu próprio futuro depois da pandemia, Gates também se mostra otimista e diz que continuará com alguns de seus hábitos do período de isolamento social. "Estou ansioso para passar mais tempo interagindo com as pessoas por meio do meu blog e de outros canais. Eu gostaria de manter meu hábito da era COVID de assistir muitos vídeos educacionais no YouTube e serviços de assinatura como o Wondrium, porque eles são uma ótima maneira de aprender sobre tópicos obscuros."

Continua após a publicidade

As reuniões serão comuns no Metaverso dentro nos próximos 3 anos

Um dos assuntos mais abordados nos último tempos é Metaverso, que é o termo usado para indicar um mundo virtual que replicará a realidade através da dispositivos tecnológicos. Bill acredita que o futuro das reuniões acontecerão nesse novo espaço virtual.

Ele diz: "Nos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais se moverá de imagens de câmeras 2D para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais. O Facebook e a Microsoft recentemente revelaram suas visões para isso, o que deu à maioria das pessoas a primeira visão de como será."

"A ideia é que você acabe usando seu avatar para se encontrar com pessoas em um espaço virtual que replique a sensação de estar em uma sala real com elas. Para fazer isso, você precisará de algo como óculos de realidade virtual e luvas de captura de movimento para capturar com precisão suas expressões, linguagem corporal e a qualidade de sua voz. A maioria das pessoas ainda não possui essas ferramentas, o que retardará um pouco a adoção. (Uma das coisas que possibilitaram a rápida mudança para videoconferências foi o fato de que muitas pessoas já tinham PCs ou telefones com câmeras.) A Microsoft planeja lançar uma versão provisória no próximo ano, que usa sua webcam para animar um avatar usado em a configuração 2D atual", conclui Gates.

As pessoas terão diagnósticos médicos remotos mais eficiente

Um sonho antigo de Gates e da população é que as pessoas possam ter diagnósticos de saúde sem sair de casa. Uma das possibilidades que mantém esse sonho vivo são os smartwatches, que já oferecem recursos de monitoramento da saúde. Espera-se que os mesmos evoluem e façam esse trabalho de acompanhamento de forma mais precisa.

Em uma declaração, ele diz: "Agora, quando chega a hora do seu exame físico anual, você provavelmente precisa ir ao consultório do seu médico para tirar os sinais vitais e o sangue. Mas e se você tivesse um dispositivo em casa que seu médico pudesse controlar remotamente para testar sua pressão arterial? E se ele ou ela pudesse olhar os dados coletados de seu smartwatch para ver como você está dormindo e qual é sua frequência cardíaca ativa? E se você pudesse fazer o exame de sangue em um local conveniente na sua vizinhança - talvez na farmácia local - que envia os resultados diretamente para o seu médico? E se você pudesse continuar a consultar um médico de cuidados primários de que gosta, mesmo que se mude para outro estado?"

Exame de sangue para diagnóstico do Alzheimer

Ainda sobre os assuntos da área médica, o cofundador da Microsoft se mostra muito otimista com o futuro, incluindo o exame de sangue para o diagnóstico deo Alzheimer.

"Outra área a ser observada em 2022 é o diagnóstico de Alzheimer. Um enorme progresso foi feito nessa frente recentemente, e há uma chance razoável de que o primeiro exame de sangue acessível e acessível para o Alzheimer seja aprovado no próximo ano. Embora ainda não seja um trocador de jogo para pessoas que têm a doença - que atualmente não tem cura ou mesmo uma maneira de desacelerá-la - este teste irá acelerar o progresso na busca por um avanço no tratamento", revelou Gates com esperança no futuro da medicina.

E você? Quais das previsões de Bill Gates você acha que se concretizarão? Conta pra gente nos comentários!

 

Continua após a publicidade

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

NFTs: o que você precisa saber sobre a tecnologia que movimenta milhões de dólares ao redor do mundo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.