Amazon decide encerrar serviço de análise de tráfego de sites Alexa.com
Créditos: Yender Gonzalez no Unsplash

Amazon decide encerrar serviço de análise de tráfego de sites Alexa.com

Possível motivo é o número cada vez mais baixo de usuários na plataforma

A Amazon anunciou ontem (08) que estará descontinuando o portal ‘Alexa.com’, que realiza a classificação de sites e também é uma ferramenta para análise de concorrentes e que estava funcionando há 25 anos. Não foi informado o motivo da empresa estar encerrando as operações do site, mas especula-se que a quantidade de usuários, que vem despencando cada vez mais, é o principal motivo.

09/12/2021 às 14:30
Notícia

Claro oferece Discovery+ grátis para clientes; veja como resg...

Benefício pode ser resgatado até 31/01/2022 e tem duração até 30/04/22

O portal ‘Alexa.com’ é uma empresa subsidiária da gigante do varejo, e não tem nenhuma relação com a assistente virtual Alexa. A página é bastante conhecida pelo trabalho de utilizar dados de tráfego da web de alguns parceiros para realizar um ranking de empresas mais populares da internet.

Mas além do trabalho de classificação de sites, o portal também possui um conjunto completo de ferramentas de SEO, oferecendo também a opção de análise de empresas concorrentes através de um serviço por assinatura. A ‘Alexa.comestá em funcionamento há 25 anos e será totalmente descontinuado no ano que vem.


Créditos: Reprodução / BleepingComputer 

O fim da plataforma foi divulgado pela Amazon através de uma nota publicada na página de suporte do site, informando que a partir de maio de 2022 o portal deixará de existir. A partir de agora nenhuma nova estatística mensal será divulgada, além disso, não é mais possível mas criar nenhuma nova conta ou fazer uma assinatura na plataforma.

“Há 25 anos, fundamos a Alexa Internet. Depois de duas décadas ajudando você a encontrar, alcançar e converter seu público digital, tomamos a difícil decisão de aposentar o Alexa.com em 1 de maio de 2022. Obrigado por nos tornar seu recurso favorito para pesquisa de conteúdo e análise competitiva , pesquisa de palavras-chave e muito mais.”
- Afirmou a nota sobre o encerramento das atividades do ‘Alexa.com’.

09/12/2021 às 09:30
Notícia

Instagram terá de volta feed cronológico em 2022

Mudança vem após série de debate sobre seus algoritmos, especialmente para crianças e adolescentes

Continua após a publicidade

Em nenhum momento é citado o motivo por qual a Amazon decidiu descontinuar o serviço, mas de acordo BleepingComputer (Via ‘Semrush’), o tráfego orgânico do portal ‘Alexa.com’ está constantemente diminuindo. É possível acreditar que esse é o principal motivo do encerramento das atividades do serviço.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: BleepingComputer, Alexa.com
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.