Windows 11 poderá fazer decodificação pela GPU nativamente via DirectX 12
Créditos: Divulgação Microsoft

Windows 11 poderá fazer decodificação pela GPU nativamente via DirectX 12

Novidade já é suportada por placas da Intel e Nvidia e chegará em 2022 para modelos da AMD

O DirectX 12 é responsável por realizar diversas funções e aplicações em ambientes multimídia no Windows, com uma grande parte das funcionalidades sendo focadas para jogos e vídeo. Quando se trata do último, ele já fornece uma APIs para decodificação e processamento de vídeo acelerado por GPU, mas agora a Microsoft está trazendo uma nova API para o DirectX 12 que permitirá codificação através de placas gráficas nativamente para o Windows 11.

09/12/2021 às 11:01
Notícia

iPhone 14 poderá ser primeiro dispositivo com tela OLED da em...

Apple deve trocar o seu display frontal para a tecnologia HIAA da Samsung

O novo ‘Video Encode API’ permitirá, resumidamente, que os mecanismos de vídeo usem o poder de processamento de GPUs para realizar a decodificação de vídeo com base nos novos padrões definidos pelo DirectX 12. Essa novidade também facilitará a vida de desenvolvedores independentes, que poderão utilizar esse recursos também para as suas aplicações.

Inicialmente, essa nova API estará vindo com suporte para os codecs H264 e HEVC. A Microsoft avisa para os desenvolvedores consultarem o suporte individual codec e suas ferramentas de codificação, isso porque o suporte a eles também precisa ser fornecido via drive.


Créditos: Reprodução / Mateus Lecchi

Esse recurso não chega a ser nenhuma novidade, isso porque a principal concorrente do DirectX 12, a Vulkan, já oferece suporte para recursos de codificação e decodificação de vídeo para codecs H264 e H265. Essa novidade apresentada pela Microsoft não funciona com qualquer hardware, para usar essa nova API o sistema precisa atender os seguintes requisitos:

Fornecedor Plataformas suportadas Versão mínima do driver de vídeo
AMD
  • Radeon RX 5000 series ou superior
  • Ryzen 2xxxx series ou superior

Em desenvolvimento - Previsão para

primeiro semestre de 2022

Continua após a publicidade
Intel
  • Tiger Lake
  • Ice Lake
  • ALder Lake (desde o início de 2022)
v30.0.100.9955
NVIDIA
  • GeForce GTX 10xx e superior
  • GeForce RTX 20xx e superior
  • Quadro RTX
  • NVIDIA RTX
v471.41

A nova ‘Video Encode API’ virá incluída por padrão no Windows 11 mas também poderá ser possível acessar ela por meio da DirectX 12 Agility SDK, a partir da versão 1.700.10-preview. A Microsoft detalhou melhor essa novidade e o seu funcionamento nessa publicação no seu blog oficial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neo Win Fonte: Microsoft, Adrenaline
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.