Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz

Este build está disponível para os participantes do Programa Windows Insider no canal Dev

Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz
Créditos: Reprodução/Microsoft

A Microsoft anunciou a disponibilidade do Windows 11 build 22518 para os participantes do Programa Windows Insider que optaram pelo canal de distribuição Dev. Este build tem como destaques mudanças na forma como os usuários acessam o painel de widgets, suporte para o novo recurso Acesso de voz e mais. 

Windows 11: como instalar em qualquer
computador, mesmo sem TPM 2.0 e Secure Boot

De acordo com o anúncio da Microsoft, os usuários do build 22518 com os ícones centralizados agora poderão acessar o painel de widgets do Windows 11 a partir do botão no canto esquerdo da barra de tarefas. O botão agora também exibe informações sobre o clima, assim como já ocorre com o recurso Notícias e Interesses do Windows 10.

Para os usuários que utilizam os ícones alinhados no canto esquerdo da barra de tarefas, o botão para acessar o painel de widgets continuará sendo exibido ao lado do botão para criar áreas de trabalho virtuais, como mostrado nas duas imagens abaixo:

Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz
Reprodução/Microsoft

Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz
Reprodução/Microsoft

A mudança está sendo disponibilizada em etapas e nem todos os participantes do Programa Windows Insider executando este build verão o novo botão para acessar o painel de widgets imediatamente.

Outra novidade introduzida no Windows 11 build 22518 é o “Acesso de voz” (ou Voice Access na versão em inglês). Este recurso basicamente permite que o usuário interaja com seu computador ou digite texto usando comandos de voz. A Microsoft diz que no momento este recurso só aceita comandos de voz em inglês e é necessário que sistema operacional tenha seu idioma de exibição também definido para inglês, caso contrário ele não funcionará corretamente. O Acesso de voz pode ser ativado acessando o aplicativo Configurações >  Fala >  Acesso de voz:

Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz
Reprodução/Fabio Rosolen

Continua após a publicidade

Se este recurso for suportado em seu PC, ele fará o download do modelo de fala após ser ativado pela primeira vez, para que ele possa fazer o reconhecimento de voz do usuário. Com o download concluído, será necessário escolher o microfone que será utilizado para entrada de comandos de voz.

Você também pode optar por iniciar o Acesso de voz automaticamente na próxima vez que você fizer o login no PC a partir do aplicativo Configurações, pode usar comandos de voz ou atalhos de teclado (Alt + Shift + C e Alt + Shift + B) para controlar se o Acesso de voz está ou não escutando o que você fala. Se o Acesso de voz estiver habilitado e escutando o que você fala, uma notificação como esta abaixo será exibida:

Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz
Reprodução/Microsoft

Este recurso suporta uma grande variedade de comandos por voz e alguns exemplos podem ser vistos abaixo:

“Voice access wake up”, “Unmute” – O acesso de voz começará a escutar o que você fala.

“Voice access sleep”, “Mute” – O acesso de voz será suspenso.

“Turn off microphone” – O acesso de voz será completamente interrompido e deixará de escutar o que você fala.

“Open [nome do aplicativo]” – Abra um aplicativo específico, por exemplo “Open Edge” parta abrir o navegador Microsoft Edge.

“Right-click [nome do item]” – Faz com que o Windows 11 execute a ação de clicar com o botão direito do mouse em um item específico.

Estes são apenas alguns dos comandos suportados. O post com o anúncio da Microsoft contém uma extensa lista com mais comandos em inglês suportados pelo Acesso de voz.

Continua após a publicidade

Este build do Windows 11 agora também permite que os usuários instalem o Windows Subsystem for Linux (WSL) a partir da Microsoft Store. A Microsoft diz que com isso este recurso poderá ser atualizado mais facilmente no futuro. Basta acessar a Microsoft Store e pesquisar por “WSL” para instalar este recurso:

Windows 11 Build 22518 traz grandes mudanças em widgets e comandos de voz
Reprodução/Fabio Rosolen

O build 22518 também introduz melhorias no menu de contexto do Explorador de Arquivos e agora exibe a opção “Instalar” quando o usuário clica com o botão direito do mouse em fontes e arquivos “.inf”, exibe a opção “Instalar certificado” quando usuário clica com o botão direito do mouse em arquivos “.cer”, exibe as opções “Mapear drive de rede” e “Desconectar drive de rede” quando o usuário clica com o botão direito do mouse em “Este Computador” e exibe a opção “Desconectar” quando o usuário clica com o botão direito do mouse em um drive de rede.

Além das novidades mencionadas acima, o Windows 11 build 22518 traz correções para diversos bugs. A lista com os bugs corrigidos inclui um que causa o crash do processo explorer.exe caso sites sejam fixados na barra de tarefas e um que causa o erro SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION em alguns PCs, um que causa crash do aplicativo Configurações quando o usuário acessa as opções de idioma.

Já a lista com os problemas conhecidos inclui um que causa o crash do processo DWM (Desktop Window Manager) quando o usuário executa certos aplicativos, um que faz com que o ícone de rede não seja exibido na barra de tarefas e um que faz com que o painel de widgets seja exibido temporariamente em branco. A lista completa com todas as novidades, bugs corrigidos e problemas conhecidos pode ser vista no post com o anúncio da Microsoft.

Fonte: Microsoft, Wccftech, Tom's Hardware

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.