Contratos do leilão do 5G são assinados em cerimônia no Planalto
Créditos: Cléverson Oliveira/Anatel

Contratos do leilão do 5G são assinados em cerimônia no Planalto

Tecnologia será implementada primeiramente nas capitais brasileiras

Os contratos de autorização para uso de radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz com as dez empresas vencedoras do leilão do 5G foram assinados na última terça-feira, dia 7, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. O próximo passo na implementação da tecnologia 5G será a instalação das infraestruturas da rede pelas operadoras de telefonia.

08/12/2021 às 09:40
Notícia

Smartphone Vivo Y55s 5G é anunciado com bateria impressionant...

Embora o nome seja similar, o aparelho é completamente diferente do Y55s lançado em 2017

No evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que “até meados do ano que vem todas as capitais terão 5G. É um salto nas comunicações no Brasil e na Internet das Coisas. Para o comércio, isso não tem preço”. A previsão da Anatel é que todas as capitais tenham conectividade com a tecnologia até 31 de julho. Entretanto, isso não significa que as cidades terão cobertura integral da rede. Alguns bairros podem demorar para receber a cobertura e é exigido uma antena ERB a cada 100 mil habitantes.

Conforme já divulgado pela Anatel, serão conectados 2.349 trechos de rodovias, totalizando 35.784 Km, o que resultará na cobertura de todas as rodovias federais pavimentadas no País.

O ministro Fábio Faria destacou a conexão das escolas brasileiras como um dos benefícios decorrentes da tecnologia de quinta geração. “Das 85 mil escolas que vão ser conectadas à internet no Brasil, 72 mil vão receber o 5G standalone, o 5G da Internet das Coisas, que vai fazer uma revolução, que vai transformar o Brasil na economia digital”, afirmou. O 5G standalone é a tecnologia de conexão que não depende das estruturas da rede 4G, muitas vezes chamado de "5G puro".

Faria ressaltou que no início do atual governo, em 2019, o Brasil tinha 50 milhões de pessoas sem acesso à internet e, atualmente, esse número estaria em 39 milhões. Para ele, o 5G beneficiará “essas pessoas que estão hoje sem internet, sem poder estudar à distância, muitas nas regiões Norte e Nordeste”.

07/12/2021 às 18:30
Notícia

Leilão 5G garante internet de alta velocidade para toda a reg...

Entre empresas que arremataram lote do sul do Brasil está consórcio de empresas regionais

Continua após a publicidade

Além da proposta de que a internet 5G esteja em todas as capitais até julho de 2022, a Anatel prevê que cidades com até 500 mil habitantes tenham cobertura em 2025, cidades com mais de 200 mil habitantes em 2026, 100 mil habitantes em 2027, metade das cidades com mais de 30 mil habitantes em 2028 e a outra metade em 2029. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.