Conectados: Elon Musk quer implantação de chips no cérebro de humanos já em 2022
Créditos: Neuralink

Conectados: Elon Musk quer implantação de chips no cérebro de humanos já em 2022

Testes em macacos foram bem sucedidos, diz Musk

Elon Musk é um dos nomes que tem investido de forma ferrenha no avanço de diversos campos tecnológicos, e agora ele quer implantar chips em nossas cabeças.

Em agosto do ano passado ele e sua equipe apresentaram a Neuralink, uma sociedade comercial de neurotecnologia cofundada por ele e outros oito empresários, e que projetaram um chip movido a inteligência artificial para implantar nem cérebros humanos e servir como interface de maquinas, permitindo que os pacientes possam se conectar.

E se você pensa que isso é algo  muito distante da realidade, pense novamente, pois testes tem sido realizado em animais como porcos e mais recentemente em macacos, o que tem causado polemica na comunidade de neurocientistas e pesquisadores.

Durante uma das apresentação realizadas no ano passado para mostrar a segurança do implante neural, três porcos foram levados ao palco, sendo que dos três, um possuía o implante, outro teve seu chip removido enquanto o outro estava sem o implante.

O chip que tem o tamanho de uma moeda, é implantado cirurgicamente de modo que o paciente saia andando após o processo, tudo feito de forma rápida e segura, segundo Musk.

02/12/2021 às 12:00
Notícia

Sensor de câmera ultra compacto é do tamanho de grão de areia...

Câmera é capaz de registrar o interior humano em alta resolução

Continua após a publicidade

O objetivo da apresentação era mostrar que o procedimento não apresentava quaisquer problema a saúde, além de mostrar o funcionamento do implante que é capaz de ler as informações sempre o animal fosse estimulado, seja comendo ou sentindo determinados cheiros, essas as reações corporais do animal se transformava em um som.

Segundo Musk o próximo passo da Neuralink é começar a gravar a informações do usuário.

O teste realizado com o macaco da Neuralink, Pager, mostra bem como funciona o chip neural da empresa, onde no vídeo abaixo é possível ver Pager jogando Pong:

O chip Neuralink registra sua atividade cerebral e envia-o de volta para um computador para análise do que seu cérebro faz quando ele move sua mão. O joystick é então desconectado da máquina, mas o macaco continua a controlar o jogo, com sinais cerebrais sendo retransmitidos pelos chips Neuralink.

E recentemente durante uma entrevista ao The Wall Street Journal, Musk afirmou que está próximo o momento de implantarmos os chips, depois do sucesso que obtiveram com testes em macacos, além de apontar que essa nova tecnologia trará diversos benefícios a humanidade.

“Esperamos ter isso em nossos primeiros humanos – que serão pessoas com lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos – no próximo ano, dependendo da aprovação do FDA”, disse ele.

Os atrasos devido a Pandemia

Mesmo que 2022 esteja logo ai, isso é considerado um atraso para Elon Musk e seus associados que tinham planos ver os testes em seres humanos sendo realizados em 2020.

Por enquanto não há uma data, mas se tudo correr bem deverá acontecer em meados do próximo ano, conforme uma resposta que Musk deu a um usuário do Twitter, que o havia questionado quanto ao uso de chips para a recuperação da saúde de vitimas de derrame.

 

"Substituir neurônios defeituosos / ausentes por circuitos é a maneira certa de pensar a respeito. Muitos problemas podem ser resolvidos apenas ligando os sinais entre os neurônios existentes.

O progresso será acelerado quando tivermos dispositivos em humanos (difícil ter conversas matizadas com macacos) no próximo ano."

Os humanos que serão parte desses testes são pacientes tetraplégicas e quadriplégicos, onde o chip poderia usado  para restaurar as funções perdidas no cérebro, assim permitindo que pudesse se recuperar das graves lesões.

Vale lembrar que em julho desse ano um homem com uma grave lesão no cérebro voltou a falar depois de anos, após a implantação de um chip de fala. No caso, apesar de inovador existem outras empresas do ramo, sendo importante destacar a empresa de biotecnologia Synchron que recebeu aprovação e aprovação da FDA em julho desse ano para começar a realizar testes em humanos.

Esse tipo de tecnologia tem tudo para beneficiar pacientes graves, e gigantes começaram a se dar conta disso, o Facebook também está investindo pesado em pesquisas neurotecnologicas.

17/11/2021 às 15:00
Notícia

Elon Musk se reúne com Ministro das Comunicações para trazer ...

A parceria prevê a utilização dos satélites da empresa para cobertura em regiões isoladas e de difíci...

O potencial comercial é enorme, logo não foi surpresa que um dos cofundadores da Neuralink, Max Hodak após anunciar a sua saída, não levou tempo para fundar uma startup de neurociência concorrente.

E mesmo que Elon Musk tenha uma certa pressa em migrar os testes com seres humanos, a comunidade neurocientifica entre outras rivais não estão nada felizes com isso e tem manifestado descontentamento. 

No mais, poderemos ver um dos maiores avanços da tecnologia neural se Musk for bem sucedido em seus testes em humanos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Business Insider
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games e filmes de horror desde criança, amante de metal extremo e um pai orgulhoso. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.