Robô que voa como um drone e pousa como um pássaro está sendo testado nos EUA
Créditos: William Roderick

Robô que voa como um drone e pousa como um pássaro está sendo testado nos EUA

Robô consegue se prender a qualquer superfície como um pássaro de verdade

Se um trem de pouso como o apresentado no último modelo de drone lançado pela BetaFPV nos trazia um sorriso no rosto, o robô desenvolvido pelo trio de engenheiros das universidade de Stanford (EUA) e Groningen (Países Baixos) consegue ir mais além.

O trio de engenheiros desenvolveram um robô que possui a capacidade de pousar em qualquer galho, como um pássaro de verdade o faria.

Só que existe uma variedade de terreno, no caso galhos, que um pássaro real precisa encarar, e aplicar isso de modo que o robô possa reconhecer e consequente saber o nível de força a ser  empregado a e posição conforme as características de cada uma das superfícies que ela vai se agarrar.

Certamente transformar esses dados de modo que possa ser aplicado a uma maquina por meio de  software e hardware deve ser uma tarefa árdua, e os engenheiros confirmam isso.

"Não é fácil imitar como os pássaros voam e empoleiram-se," disse William Roderick, membro da equipe. "Após milhões de anos de evolução, eles fazem a decolagem e o pouso parecerem tão fáceis, mesmo em meio a toda a complexidade e variabilidade dos galhos de árvores que você encontraria em uma floresta."

Esteticamente falando o Robô-Pássaro se assemelha a um drone, principalmente em sua base, que é basicamente um quadricóptero e que pode ser substituída por qualquer outro modelo de drone.

Agarrador aéreo estereotipado inspirado na natureza

A inovação em si  são as pernas robóticas, o trem de pouso, que sustenta o corpo robótico e permite que o corpo possa pousar em qualquer superfície. Para sua construção eles projetaram um sistema biomimético que consegue simular as pernas dos pássaros com toda a sua precisão e flexibilidade.

Nomeado como SNAG, sigla em inglês para Stereotyped Nature-Inspired Aerial Grasper, que em uma tradução literal seria "agarrador aéreo estereotipado inspirado na natureza" ele foi concebido depois de um horas de observações de periquitos indo e voltando de seus poleiros.

Continua após a publicidade

Um estudo que contou com cinco câmeras de alta velocidade e diversos sensores instalados tanto no poleiro quanto nas pernas dos periquitos. 

"O que nos surpreendeu foi que eles fizeram as mesmas manobras aéreas, não importando as superfícies em que estavam pousando," contou Roderick. "Eles permitem que os pés lidem com a variabilidade e complexidade da própria textura da superfície."

No caso, a perna robótica foi desenvolvida usando como inspiração o falcão-peregrino, que para ser desenvolvida contou com impressora 3D para imprimir os motores e os ossos, além de linha de pescas para substituir os seus tendões. Outros arranjos de dedos chegaram a ser testados, como os dos papagaios que consistem em dois dedos frente e atrás, e também foram bem sucedidos.

Outro fator interessante é que o seu sistema de visão artificial conectado ao robô não se limita apenas a habilidade de se empoleirar, mas também torna possível que ele pegue objetos lançados ao ar como um pássaro pegaria sua presa, segundo os testes realizados em uma floresta nos arredores da universidade.

O potencial de uso do SNAG é enorme e possibilita que seu uso seja nos mais diversos campos de estudo, desde monitoramentos a até mesmo resgates devido a precisão com que suas pernas, uma vez que o robô pouse em um determinado local, seus tornozelos travam sobre a superfície e um acelerômetro localizado no pé direito envia um sinal informando que o robô pousou e entra em ação um algoritmo de equilíbrio que o estabilizará por completo.

Creio que dentro de alguns anos ouviremos falar muito sobre esses robôs-pássaros a medida que o seu uso comece a se tornar comum em estudos do mundo natural, que foi um dos motivadores da equipe de engenheiros. Não sei quanto a vocês, mas não consegui deixar de pensar em Metal Gear olhando para essas pernas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ScienceOrg
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games e filmes de horror desde criança, amante de metal extremo e um pai orgulhoso. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.