Kantar passará a medir ibope de serviços de streaming no Brasil em 2022
Créditos: Nicolas J Leclercq/Unsplash

Kantar passará a medir ibope de serviços de streaming no Brasil em 2022

Em dados prévios, YouTube é o serviço mais utilizado pelos brasileiros em suas televisões

03/12/2021 às 12:28
Notícia

Netflix adiciona 3 novos jogos mobile na plataforma

Plataforma de streaming conta com dez títulos na guia de jogos agora

A Kantar Ibope irá expandir a sua área de atuação e começará a medir a audiência dos serviços de streaming. A ferramente, ainda sem nome oficial, já está em funcionamento no Reino Unido e deve começar a operar no Brasil entre o fim de março e o começo de abril de 2022.

Este medidor conseguirá medir e projetar comparativos para séries on demand, programas de TV, conteúdos de outras plataformas e Tik Tok. O Instituto informou que a ferramenta é uma atualização do Broadcasters’ Audience Research Board, ou Grupo de Pesquisa do Público de Emissoras (Barb).

Com esta atualização, o aparelho irá gerar um ranque a partir do conteúdo oferecido pelos serviços de assinatura. Atualmente, ele é limitado a medir a audiência de emissoras de televisão abertas, pagas ou rádio. E apesar de medir a audiência streamings, ainda não faz comparação de crossmedia.

Um exemplo é o comparativo do mês de outubro no Reino Unido. O programa mais assistido pela população foi Strictly Come Dancing, um reality show similar ao Dança dos Famosos no Brasil. O programa reuniu mais de 10 milhões de telespectadores para o canal BBC no dia 30 de outubro.

Em segundo lugar no país ficou The Greatest British Bake Off, do Channel 4, que atraiu mais de 8 milhões de pessoas no dia 21 de outubro.

Kantar Ibope deseja trazer mais transparência

Em entrevista ao portal Notícias da TV, CEO da Kantar Ibope Media, Antônio Wanderley explicou que o "objetivo é colocar diferentes conteúdos consumidos lado a lado, de uma forma que junta todos os players na mesma base de métricas".

"Essa medição é fruto da combinação de diferentes técnicas de coletas de dados com uma equipe de cientistas da medição para equalizar todos os dados fornecidos. De tecnologia, nós temos o peoplemeter, que faz o reconhecimento de áudio igual ao utilizado no Brasil, depois o focalmeter, que também é um hardware de propriedade intelectual da Kantar Ibope Media, por meio do qual conseguimos medir todo o fluxo da internet da casa, seja qual for o dispositivo que esteja sendo utilizado", disse Wanderley.

Continua após a publicidade

Além disso, o CEO explicou que a mudança trará mais transparência para os anunciantes.

"Essa métrica vai ajudar o anunciante a entender o real alcance das suas campanhas publicitárias. Porque hoje um anunciante faz uma campanha e coloca na televisão, depois pode colocar em um serviço de streaming, e ele não sabe o quanto dessa verba está gerando retorno ou em que momento essa combinação vai funcionar", defende Wanderley.

Serviços mais acessados

07/12/2021 às 09:00
Notícia

Star+ poderá ser acessado de graça entre 10 e 12 de dezembro

Usuários terão acesso ao teste gratuito até às 23h59 de domingo

O jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, teve acesso a dados extraoficiais dos serviços de streaming no Brasil. Estes dados são do Kantar Ibope, utilizando o CSR ou "consumo (de vídeo) sem referência" que é uma das categorias analisadas hoje pela empresa no Brasil. Ele mostra, por exemplo, que quase 20% dos aparelhos de TV ligados no país passam 24 horas sintonizados apenas em serviços de streaming.

Em primeiro lugar está o YouTube. Segundo Feltrin, esta liderança ainda é com folga. A Netflix, segundo as medições prévias em 2021, vem em segundo lugar na preferência dos brasileiros.

Pelo terceiro lugar no ranking há hoje uma disputa feroz: de um lado está o Globoplay (do Grupo Globo), e do outro está o streaming Disney+. Lembrando que o Disney+ está há muito menos tempo no Brasil.

Em seguida, no ranking, estaria a Amazon Prime —o serviço de grande porte com preço mais acessível.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Notícias da TV, UOL Splash
User img

Cristino Melo

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.