Todos estamos sabemos que dirigir e mexer no celular é uma combinação que causa os mais variados tipos de acidentes fatais no transito, não é surpresa alguma, ou pelo menos não deveria para a fabricante dos carros elétricos Tesla, que tem atualizado a lista de jogos adicionado aos painéis de infoentretenimento do seus veículos, o que tem sido motivo de alguns acidentes.
Os veículos Tesla contam com um painel touch que permite ao motorista o uso de GPS e uma gama de recursos característicos do modelo, além da possibilidade de se jogar jogos eletrônicos. E essa biblioteca de jogos tem aumentado, só no verão desse ano em uma atualização foram adicionado o game de estratégia The Battle of Polytopia: Moonrise, Solitaire (O famoso Paciência) e Sky Force Reloaded, que é um jogo de batalhas aéreas, mas se engana se não temos títulos conhecidos, Cuphead e Fallout Shelter faz parte dos títulos disponíveis, entre outros.
Tesla lança apito inspirado em Cybertruck por US$ 50
Depois do pano para polimento de telas da Apple...
E apesar de um alerta saltar na tela quando um desses jogos é executado, informando ao motorista que; "Solitaire é um jogo para todos, mas jogar enquanto o carro está em movimento é apenas para passageiros", isso obviamente não tem sido o suficiente para que o condutor estacione o carro para tentar mais alguns pontos enquanto joga.
Não só isso, mesmo que o passageiro esteja jogando, claramente sua atenção em algum momento será sugada o que estiver acontecendo na tela do painel do carro, tirando atenção o suficiente para ocasionar um acidente.
O aumento dos acidentes
Embora algumas pessoas possam pensar que pareça exagero, os registros feitos pela NHTSA ( Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário) nos Estados Unidos nos prova o contrário. Só no ano de 2019 morreram 3,142 em acidentes de transito devido a motoristas que se distraíram no volante.
Só no Brasil 57% dos acidentes de transito são ocasionados pelo uso de celular, deixando o aparelho em terceiro lugar na lista de motivo dos acidentes de trânsito, segundo dados divulgados pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) em julho desse ano.
ANÁLISE: DJI Mini 2 - Tudo sobre o pequeno drone com ótimas t...
Drone trouxe gravação em 4K, Distância de controle de 10km e melhor sistema de conexão
O curioso aqui é que até alguns meses atrás não era possível jogar nos Tesla's enquanto estivesse dirigindo, mesmo enquanto o modelo automático estivesse ativado, pois por se tratar de um veiculo semiautônomo, ele exige que o condutor esteja com as mãos no volante enquanto em movimento durante o tempo todo. O que por algumas razão mudou sem qualquer motivo claro.
Entendemos que a pessoa que adquire um carro como esse quer comodidade, porém, diante do aumento de acidentes em decorrência de distrações com sistema de voz e touchscreen, algumas montadoras começaram a bloquear atividades secundarias dos seus painéis enquanto seus veículos estiverem em movimento, assim forçando que o condutor pare o carro, se bater aquela vontade de jogar Stardew Valley.
Em modelos como o Fiat Chrysler da Stellantis, os passageiros e condutores só conseguem assistir a um filme no painel quando estacionado.
Agora, quanto a Tesla do CEO Elon Musk, o The New York Times tentou contato para que pudessem comentar a respeito, porém, a empresa não conta mais com um departamento de relação publicas e nada foi dito a respeito dessa mudança nos veículos.
Fonte: Engadget.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.