Coreia do Sul quer monitorar ondas cerebrais de motoristas de ônibus

Ideia é garantir que os motoristas dirijam com segurança e evitem acidentes

Coreia do Sul quer monitorar ondas cerebrais de motoristas de ônibus
Créditos: Gyeonggi Provincial Government/ Reprodução

A província de Gyeonggi na Coreia do Sul está testando um sistema de alerta para motoristas de ônibus para aprimorar segurança e reduzir acidentes. O sistema monitora as ondas cerebrais dos motoristas, identificando foco, fadiga e níveis de estresse em tempo real. O projeto faz parte da campanha "Ônibus Público Seguro", que busca reduzir o número de acidentes com ônibus.

Os sensores, desenvolvidos pela Hyundai Mobis, serão colocados nos ouvidos dos motoristas para realizar o monitoramento. No banco, encosto de cabeça e celular são instalados dispositivos de alerta visual e tátil, caso o sistema identifique que o motorista está sonolento, ou dirigindo de forma perigosa.

Chang-hee Cho, gerente da divisão de ônibus da provincia de Gyeonggi comentou em entrevista ao Cties Today que: "Para a primeira operação com pilotos, iremos testar apenas motoristas que aceitarem participar". Após a fase inicial de testes, será realizada uma pesquisa com os participantes e demais envolvidos para decidir como o projeto será expandido e implementado.

Campanha cairia bem no Brasil

Grandes viagens de ônibus são comuns no Brasil, algumas delas atravessam diversos estados e os motoristas devem enfrentar além do cansaço do trajeto, o estresse de dirigir em estradas perigosas. O sistema projetado na Coreia do Sul é uma ideia interessante, que poderia ser aplicada em território nacional, a fim de evitar os comuns acidentes de trânsito com ônibus com fatalidades.

Os alertas visuais no smartphone, além da vibração proposta nos assentos e encosto de cabeça, são um mecanismo para indicar ao motorista que algo está errado. Além disso, ao monitorar suas ondas cerebrais é possível identificar o nível de estresse e exaustão, que muitos precisam enfrentar em trajetos que cruzam diversos estados.

Outro detalhe é que a campanha "Ônibus Público Seguro" da Coreia do Sul também prevê a criação de áreas de descanso para motoristas e também a reorganização de rotas longas, com a intenção de construir um sistema que favoreça o tempo de descanso e diminua o tempo excessivo de trabalho.

Fonte: The Next Web, Cities Today

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.