App MotionCam permite gravar vídeos em formato RAW, melhor para edição
Créditos: Jonny Caspari no Unsplash

App MotionCam permite gravar vídeos em formato RAW, melhor para edição

Novidade está disponível apenas para proprietários de smartphones Android

Um dos pontos negativos em gravar vídeos através de smartphones é o formato que os arquivos finais acabam sendo salvos, que muitas vezes possui pouca qualidade ou interferência na gravação. Mas o MotionCam pretende resolver isso nos smartphones Android, permitindo que os usuários gravem e salvem as suas filmagens em CinemaDNG RAW de 10 bits.

07/12/2021 às 10:05
Notícia

Samsung cria sensor ISOCELL com filtro no padrão de cor RGBW

Novidade promete ser o sensor mais “semelhante ao olho humano” disponível

A novidade está disponível para teste no aplicativo de código aberto que está disponível para ser baixado através da Google Play Store. Entretanto, para ter acesso a gravação em RAW o usuário deve baixar a versão mais recente do app, que está disponível para download apenas através do GitHub.

Com essa novidade, os usuários do MotionCam terão um maior controle sobre a edição dos seus vídeos, podendo alterar melhor os detalhes das imagens, além de poder tratar melhor coisas como as cores. Mas a gravação em CinemaDNG RAW de 10 bits pode não funcionar com todo smartphone, como apontado pelo DIYPhotography, o usuário tem que ter um celular com um hardware potente.


Créditos: Reprodução / DIYPhotography

O portal aponta que testou a novidade com o OnePlus 7 Pro, que é um aparelho high-end, e ele encontrou problemas para gravação, não conseguindo fazer uma filmagem na resolução máxima da câmera, 4K em 30 fps, tendo que diminuir o fps para 24. É possível contornar alguns problemas de desempenho diminuindo um pouco a resolução total da imagem, mas que acaba também comprometendo um pouco a qualidade.

Mas o que realmente pode ser um problema para a realização dessas filmagens é o peso dos arquivos finais. Os aparelhos que gravam em RAW precisam não apenas de um grande espaço de armazenamento para comportar os arquivos brutos, mas também um armazenamento rápido para a gravação dos arquivos sem perder frames. Em um vídeo de testes de 15 segundos realizado em 3840 × 210 a 24 fps, o DIYPhotography aponta que o arquivo final ficou com cerca de 2,25 GB.

07/12/2021 às 13:30
Notícia

Novos notebooks da Huawei combinam memórias DDR5 e processado...

Modelo Dyna Cloud L420 aposta em chipset octa-core Kirin 9006C e vem com 8 GB de RAM

Continua após a publicidade

Outro ponto negativo na gravação em CinemaDNG RAW de 10 bits no MotionCam é que o app não grava áudio junto com a filmagem, isso porque seria preciso de muito poder de processamento para poder fazer isso. Atualmente esse recurso é apenas experimental e os desenvolvedores devem ir aprimorando ele até disponibilizar ele oficialmente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DIYPhotography, MotionCam
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.