Um dos pontos negativos em gravar vídeos através de smartphones é o formato que os arquivos finais acabam sendo salvos, que muitas vezes possui pouca qualidade ou interferência na gravação. Mas o MotionCam pretende resolver isso nos smartphones Android, permitindo que os usuários gravem e salvem as suas filmagens em CinemaDNG RAW de 10 bits.
Samsung cria sensor ISOCELL com filtro no padrão de cor RGBW
Novidade promete ser o sensor mais “semelhante ao olho humano” disponível
A novidade está disponível para teste no aplicativo de código aberto que está disponível para ser baixado através da Google Play Store. Entretanto, para ter acesso a gravação em RAW o usuário deve baixar a versão mais recente do app, que está disponível para download apenas através do GitHub.
Com essa novidade, os usuários do MotionCam terão um maior controle sobre a edição dos seus vídeos, podendo alterar melhor os detalhes das imagens, além de poder tratar melhor coisas como as cores. Mas a gravação em CinemaDNG RAW de 10 bits pode não funcionar com todo smartphone, como apontado pelo DIYPhotography, o usuário tem que ter um celular com um hardware potente.
Créditos: Reprodução / DIYPhotography
O portal aponta que testou a novidade com o OnePlus 7 Pro, que é um aparelho high-end, e ele encontrou problemas para gravação, não conseguindo fazer uma filmagem na resolução máxima da câmera, 4K em 30 fps, tendo que diminuir o fps para 24. É possível contornar alguns problemas de desempenho diminuindo um pouco a resolução total da imagem, mas que acaba também comprometendo um pouco a qualidade.
Mas o que realmente pode ser um problema para a realização dessas filmagens é o peso dos arquivos finais. Os aparelhos que gravam em RAW precisam não apenas de um grande espaço de armazenamento para comportar os arquivos brutos, mas também um armazenamento rápido para a gravação dos arquivos sem perder frames. Em um vídeo de testes de 15 segundos realizado em 3840 × 210 a 24 fps, o DIYPhotography aponta que o arquivo final ficou com cerca de 2,25 GB.
Novos notebooks da Huawei combinam memórias DDR5 e processado...
Modelo Dyna Cloud L420 aposta em chipset octa-core Kirin 9006C e vem com 8 GB de RAM
Outro ponto negativo na gravação em CinemaDNG RAW de 10 bits no MotionCam é que o app não grava áudio junto com a filmagem, isso porque seria preciso de muito poder de processamento para poder fazer isso. Atualmente esse recurso é apenas experimental e os desenvolvedores devem ir aprimorando ele até disponibilizar ele oficialmente.
Fonte: DIYPhotography, MotionCam.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.