Amazon revela terceira geração de seu processador Armv9 Graviton3
Créditos: Divulgação Amazon

Amazon revela terceira geração de seu processador Armv9 Graviton3

Novas CPUs apresentam um aumento de até 25% no desempenho e irão equipar os futuros servidores da empresa

A Amazon Web Services (AWS) é a divisão responsável pelos serviços de computação na nuvem da gigante do varejo, ela desenvolve os próprios hardwares que usa nos seus servidores a anunciou o mais novo CPU Graviton de 3ª geração. Esse novo processador que será equipado exclusivamente nos datacenters da empresa promete até duas vezes mais desempenho de ponto flutuante, bem como até três vezes mais desempenho em aprendizado de máquina em relação ao Graviton de 2ª geração.

06/12/2021 às 22:00
Notícia

Samsung divulga a lista de aparelhos que receberão a OneUI 4

Confira se o seu modelo será um dos que receberão a nova atualização

Esse novo CPU da Amazon chega há quase dois anos do lançamento do Graviton2 e três anos após o lançamento do Graviton original, mostrando o esforço da gigante da tecnologia no desenvolvimento dos seus próprios chips. Um dos principais motivos disso é a busca de independência dos  processadores baseados em x86 da AMD e Intel, sofrendo menos com a falta de chips e reduzindo o custo de desenvolvimento dos seus servidores.


Créditos: Divulgação Amazon

Melhoria de desempenho do Graviton3

Durante a revelação oficial do novo processador, a Amazon não revelou muitos detalhes sobre o novo Graviton3. Mas ela aponta que o SoC terá um aumento de até 25% no desempenho de computação bruta, o modelo também dobrou o desempenho de cálculos com pontos flutuantes duplos e desempenho superior em criptografia em relação ao modelo anterior.

Uma das grandes melhorias no novo CPU Graviton é o suporte para memórias DDR5-4800, que é uma tecnologia bastante nova e está estreando em plataformas na nuvem. Essa melhoria permitirá que o modelo ofereça uma largura de banda de memória de até 50% maior que o Graviton2, além disso, ele também possui suporte para bfloat16 e oferece desempenho até 200% melhor em aplicativos de aprendizado de máquina do que seu antecessor.

06/12/2021 às 20:00
Notícia

Carteira de Trabalho Digital: Como consultar suas informações...

Pelo aplicativo do Governo do Brasil, você tem acesso a informações de contratos e benefícios

Continua após a publicidade

Pelo que foi apresentado pela Amazon Web Services sobre o novo processador até então, ele será utilizado para cargas de trabalho que exigem alto desempenho, incluindo HPC, processamento em lote, automação de projeto eletrônico (EDA), codificação de mídia, modelagem científica e inferência de aprendizado de máquina baseada em CPU. Assim como as CPUs lançadas anteriormente pela Amazon, o novo Graviton3 será utilizado apenas para alimentar os datacenters da AWS e a empresa fará uma prévia dos novos SoCs com suas novas instâncias EC2 C7g.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Adrenaline, Tom's Hardware
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.