Cápsula da morte: Suíça aprova uso de pods de suicídio assistido

Durante o processo a cápsula inunda o seu interior com nitrogênio

Cápsula da morte: Suíça aprova uso de pods de suicídio assistido
Créditos: Exit International

Recentemente a empresa Exit International recebeu aprovação legal para que sua cápsula de suicídio assistido possa ser operada na Suíça. Sarco, como é chamado o caixão que é feito por impressora 3D, trouxe a tona o debate a respeito se uma pessoa pode ou não dar fim a vida de maneira judicialmente legal.

Apesar de se tratar de um tema polêmico, países como a Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha têm adotado a prática da eutanásia e o suicídio assistido, mesmo que com algumas restrições.

Os casos mais comuns são os de pacientes em estado terminal ou com doenças incuráveis recorrerem a esses métodos.  Porém, tudo depende unicamente do caso, variando entre os países, com a Bélgica liderando com uma das nações mais liberais nesse quesito.

Para elucidar o funcionamento do "casos mais comuns": no suicídio assistido, com a presença do profissional médico, são receitados ao paciente medicamentos letais. No momento o método mais utilizado é a ingestão de pentobarbital sódico líquido.

Leis suíças permitem eutanásia

Voltando à Suíça, no país isso deixou de ser um tabu já há algum tempo, com poucas barreiras legais envolvendo o suicídio assistido por médicos. Isso se reflete nos números de casos registrados só no ano passado: foram cerca de 1,300 suicídios assistidos.

Levando isso em consideração, fica fácil compreender o porque do criador da Sarco, o inventor Dr. Philip Nitschke, escolher o país. Apesar do anuncio, a cápsula não estará pronta para o uso até 2022,  devido à ausência de alguns recursos que serão providenciados com a ajuda de uma organização local. Entre os recursos faltantes estão uma câmera para comunicação e registro de consentimento do paciente.

Mas se você chegou até esse ponto da leitura, certamente deve estar no mínimo curioso para saber como o invento funciona. Recentemente o inventor cedeu uma entrevista ao site SwissInfo, onde ele explica como a cápsula da morte vai funcionar. 

Continua após a publicidade

A "cápsula da morte" do Sarco é "ativada de dentro pela pessoa que pretende morrer" e pode ser rebocada e levada para qualquer lugar, como "um outdoor idílico no cenário ou nas instalações de uma organização de suicídio assistido, por exemplo. ” Segundo o inventor o dispositivo foi projetado pensando no conforto do usuário.

“A cápsula está colocada em um equipamento que inundará o interior com nitrogênio, reduzindo rapidamente o nível de oxigênio de 21% para 1% em cerca de 30 segundos”, disse Nitschke à SwissInfo. “A pessoa vai se sentir um pouco desorientada e pode se sentir um pouco eufórica antes de perder a consciência. A morte ocorre por meio de hipóxia e hipocapnia, privação de oxigênio e dióxido de carbono, respectivamente. Não há pânico, nem sensação de asfixia. ”

Ainda durante esta entrevista, Nitschke ressaltou que a Exit International já planeja formas de que o processo no futuro não precise de um médico presente para a revisão psiquiátrica do paciente, mas sim que a triagem seja realizada por meio de uma inteligência artificial.

“Nosso objetivo é desenvolver um sistema de triagem de inteligência artificial para estabelecer a capacidade mental da pessoa”, disse Nitschke ao site. “Naturalmente há muito ceticismo , principalmente por parte dos psiquiatras. Mas nossa ideia conceitual original é que a pessoa faria um teste online e receberia um código para acessar o Sarco. ”

A "cápsula da Morte" ou somente Sarco, sofreu diversos atrasos durante o seu processo devido a pandemia do Covid-19. Porém, dois projetos estão em desenvolvimento e um terceiro que está sendo impresso na Holanda - esta última será a maquina que deverá estar pronta para ser operada na Suíça no ano que vem.

Sabemos que o tema é delicado. Poucos de nós paramos para refletir sobre o fim, mas existem milhares de pessoas em situações para as quais que seria impossível mensurar a dificuldade. Entretanto, é importante lembrar que sempre podemos ajudar a salvar uma vida.

Se você conhece alguém, ou mesmo você esteja passando por um momento difícil ou está em crise, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida ou ligue no número 188, ou me procure no Twitter.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo, SwissInfo.ch
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.