Confira vídeo do único eclipse solar total de 2021 visto da Antártida
Créditos: René Quinan | NACH

Confira vídeo do único eclipse solar total de 2021 visto da Antártida

O Sol ficou completamente escondido por apenas dois minutos

O único eclipse solar total de 2021 aconteceu no último sábado, 4 de dezembro. Ele não pode ser visto de muitos lugares - na verdade, cientistas viram ele apenas na Antártida - mas, felizmente, temos imagens e vídeos para mostrar.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua está localizada entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra no planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz do Sol. A Antártida foi o único lugar do mundo em que o eclipse solar foi visto em sua totalidade. Para o resto do mundo, a Agência Espacial Americana (NASA) transmitiu o acontecimento via Youtube.

O Sol ficou completamente escondido por apenas dois minutos, às 4h44min do dia 4, segundo os registros da NASA. Todo o acontecimento foi registrado entre as 4h (horário de Brasília) e as 5h06min, quando o Sol já brilhava novamente.

15/12/2020 às 10:16
Notícia

Veja fotos do eclipse lunar que aconteceu nessa segunda-feira 14

Fenômeno pode ser visto parcialmente do Brasil

As imagens transmitidas pela NASA foram feitas pelos pesquisadores Theo Boris e Christian Lockwood, da expedição JM Pasachoff, localizada num ponto de observação na geleira Union, nos montes Ellsworth.

O vídeo completo disponibilizado pela Nasa está abaixo:

Continua após a publicidade

Fora da Antártida, o eclipse pode ser visto parcialmente em alguns lugares do Hemisfério Sul, como Namíbia, Lesoto, África do Sul, Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, Ilhas Crozet, Ilhas Malvinas, Chile, Nova Zelândia e Austrália. Além disso, de acordo com a revista Forbes dois voos cobriram o trecho e o período do eclipse, um saindo de Santiago, no Chile, e outro de Melbourne, na Austrália.

Abaixo, você pode ver algumas imagens do eclipse: 

O próximo eclipse solar parcial está "programado" para o dia 30 de abril de 2022. Este deve ser visível no sudeste do Oceano Pacífico e trechos da América do Sul. Outra data para um fenômeno parecido é 25 de outubro ainda de 2022, que poderá ser visto em partes da Europa, nordeste da África, Ásia ocidental e Oriente Médio. Um eclipse solar total seria esperado apenas para 2023, visível em partes da América do Norte e América Central.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tilt UOL
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.