Google Fotos ganha recurso de pastas privadas bloqueadas com senha

Ferramenta está chegando aos poucos para usuários do Android. Veja como ela funciona

Google Fotos ganha recurso de pastas privadas bloqueadas com senha
Créditos: Reprodução/Google

04/12/2021 às 21:00
Notícia

MIUI 13 estável está pronta e deve ser lançada junto com o no...

Lançamento do Xiaomi 12 acontece ainda esse mês

Em junho deste ano a Google anunciou uma novidade interessante para os donos de smartphones da série Pixel: a opção de criar pastas bloqueadas por senha (Locked Folders) dentro do app Google Fotos, no Android

Agora, a empresa começou a liberar o recurso para outros smartphones com sistema operacional Android.

Conforme imagens publicadas pelo Android Police, nesta quinta-feira (02), alguns usuários com aparelhos Samsung Galaxy A52 receberam uma notificação dentro do App para começar a experimentar a ferramenta de bloqueio das imagens por senha. 

Locked Folders do Google Fotos no Android

O que são e como funcionam as Locked folders

As pastas bloqueadas por senha do Google Photos funcionam como uma espécie de cofre para armazenar fotos com conteúdos mais sensíveis dentro do app, garantindo uma dose extra de privacidade para os usuários.

O recurso tem integração com o app de câmera da Google e utiliza autenticação via PIN numérico ou via biometria para permitir o acesso aos dados e a sua respectiva visualização. Segundo a Google, o mecanismo de segurança e criptografia dos dados age localmente no seu smartphone, sem que eles sejam enviados para a nuvem. 

Conteúdos armazenados nas pastas bloqueadas por senha não têm opções para compartilhamento. Os recursos de captura de tela em forma de imagens (screenshots) e de vídeo também ficam temporariamente desativados. 

A única forma de restabelecer o comportamento padrão das imagens é removê-las das pastas seguras do Google Fotos. 

Continua após a publicidade

Feature drop dos novos recursos do Google Photos 

Disponibilidade das pastas bloqueadas

De acordo com a Google, a intenção era liberar as pastas bloqueadas para todos os usuários do Android ainda neste ano, mas dado o ritmo de lançamentos, é possível que a disponibilização ocorra de modo gradual até 2022.

A Google também havia afirmado que o recurso seria disponibilizado para usuários do Google Photos nos aparelhos da Apple, o iPhone e o iPad. Contudo, isso ainda não ocorreu. 

Aparentemente, a novidade não depende de um update no App via Play Store, mas sim de uma atualização server-side realizada pela própria Google. 

Fonte: Android Police

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.