Microsoft insiste: "você não precisa baixar o Google Chrome no Windows"

Em uma tentativa de manter os usuários no Edge, empresa aposta em mensagens pop-up e até anúncios na busca

Microsoft insiste: "você não precisa baixar o Google Chrome no Windows"
Créditos: Divulgação/Microsoft

08/11/2021 às 19:35
Notícia

Avast lança navegador para PC e smartphones com foco em segur...

Além da versão gratuita, Avast oferece opção paga com recursos extras, como VPN e AdBlocker integrados

Não é de hoje que a Microsoft vem tentando dificultar a vida de quem quer usar o Google Chrome como o navegador padrão de internet no Windows 10 e no Windows 11. Neste ano a empresa já foi alvo de polêmicas por não respeitar a escolha dos usuários, forçando a abertura de links da Barra de Tarefas pelo seu próprio navegador, o Microsoft Edge. 

O Windows 11 inclusive chegou com um novo sistema para a definição do navegador padrão do sistema operacional, que exigia a troca manual de uma série de vínculos com diferentes tipos de arquivo na tela de configurações. 

Não satisfeita, a Microsoft agora está com uma nova estratégia para manter as pessoas no Edge: pop-ups que aparecem ao navegar até a tela de download do rival Google Chrome. Conforme capturas obtidas pelo site Neowin, há uma grande variedade de mensagens e formatos, que destacam principalmente a tecnologia e a "confiabilidade" da Microsoft.

Ei, vai mudar por quê?

A primeira notificação pop-up aparece quando você utiliza o Edge e faz uma busca por "Google Chrome", "browser" ou "browser download", na tentativa de localizar a página de download do navegador rival. Sob o campo de busca, é exibido um banner enorme com destaque para algumas frases, como por exemplo:

"Você já está navegando no Edge. Continue utilizando-o para ter desempenho de classe mundial com mais privacidade, mais produtividade e mais valor".

Fique no edge

Alternativamente, pode ser exibida ainda a mensagem:

Continua após a publicidade

"Não há necessidade de baixar um novo navegador. Microsoft recomenda usar o Microsoft Edge para uma experiência de navegação web rápida, segura e moderna que pode poupar o seu tempo e dinheiro".

Não baixe outro navegador?

Já ao acessar a página de download do Chrome, efetivamente, as mensagens ficam ainda mais diretas. A primeira delas afirma que o navegador da Microsoft e da Google usam a mesma tecnologia (Chromium), mas destaca a "confiabilidade da Microsoft", dando a entender que é mais segura do que a rival:

"Microsoft Edge roda na mesma tecnologia que o Chrome, com a confiabilidade adicional da Microsoft"

Edge rodando em Chromium

Ainda na mesma tela, outra mensagem que os usuários podem encontrar é a seguinte: 

"Aquele Browser é tão 2008! Sabe qual é a novidade? Microsoft Edge."

Chrome é tão 2008!

Disputa intensa por usuários

A própria Google exibe alertas e avisos para que os usuários migrem para o Google Chrome, caso eles acessem seus serviços a partir de outros navegadores. Contudo, as mensagens da Microsoft parecem estar sendo renderizadas nativamente pelo Edge, em uma estratégia visivelmente mais agressiva. 

Alguns Beta testers de versões anteriores do Windows 11 também reportaram ter visto avisos de tela cheia falando para que eles não instalassem outro navegador no PC. Contudo, esse formato parece ter ficado restrito aos testes iniciais, não chegando à versão final do sistema operacional. 

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NeoWin
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.