Twitter bane postar fotos de outras pessoas sem consentimento expresso
Créditos: Twitter/Reprodução

Twitter bane postar fotos de outras pessoas sem consentimento expresso

Nova política de privacidade pode ocasionar problemas

O Twitter está alterando sua política de privacidade com a intenção de aprimorar a experiência na plataforma. A rede social decidiu banir todas as imagens e vídeos com pessoas que não ofereceram consentimento para que a mídia fosse postada.

De acordo com as novas políticas do Twitter a intenção é garantir os direitos humanos aos usuários. "Divulgar imagens é uma parte importante das experiência das pessoas no Twitter. As pessoas devem ter a escolha em determinar se uma foto ou vídeo é divulgada publicamente", informou a plataforma. A alteração vêm logo após a saída de Jack Dorsey como CEO e entrada de Parag Agrawal.

De acordo com as informações do Twitter, a nova política não é aplicável quando as imagens e vídeos são consideradas de interesse público, ou trabalho jornalístico. Entretanto, a própria rede social não oferece um guia aos usuários para definir o que será considerado interesse público. A alteração pode ser preocupante para jornalistas e fotógrafos que estão nas ruas para trabalhar e denunciar ações, pois não há como saber qual será a forma como o Twitter irá analisar as postagens e pedidos para remoção de imagens.

O jornalista Chad Loder reportou que algumas outras contas de jornalistas já foram removidas, após as alterações nas políticas, devido a reclamações de pessoas que foram expostas sob a alegação de práticas ilegais. 

A denúncia de práticas ilegais configura interesse público. Dessa forma, não há como saber se as novas políticas do Twitter irão beneficiar a privacidade das pessoas ou simplesmente dar mais poder para práticas ilegais, ou crimes, ficarem mais distantes do escrutínio público.

Continua após a publicidade

É esperado que a plataforma apresente um guia para esclarecer com mais detalhes como irá funcionar a nova política de privacidade da plataforma, assim os usuários poderão entender melhor, e criticar se necessário, como o Twitter irá regular o que for postado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DPREVIEW, Twitter
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.