ANAC simplifica registro de drones Classe 2 e 3 no Brasil
Créditos: Medium - Lance Ulanoff

ANAC simplifica registro de drones Classe 2 e 3 no Brasil

As novas regras passarão a vigorar no período de 180 dias após a publicação da norma no Diário Oficial da União

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a emenda ao Regulamento da Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94, que trata dos requisitos gerais para operação de drones no Brasil. o Programa Voo Simples, presente nessa emenda, visa simplificar o processo de cadastro dos drones. 

30/11/2021 às 17:20
Notícia

Veja opinião de fotógrafos profissionais sobre qualidade do d...

Especialistas comentam sobre as possibilidades que o dispositivo dá aos usuários

Com a alteração normativa, os drones da classe 3  e classe 2 passarão a ser cadastrados no sistema SISANT e não mais no RAB, proporcionando aos pilotos mais velocidade no cadastro, menos burocracia na apresentação de documentos e a isenção de Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC).

Os drones de classe 3 são aqueles entre 250 g e 25 kg que operam acima de 400 pés ( aproximadamente 120 metros)- além da linha de visada visual (BVLOS), enquanto os de classe dois passam a ter desde 25 kg e 150 kg e, anteriormente, precisavam da matrícula no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

O Programa Voo Simples foi criado em parceria com o Governo Federal justamente para desburocratizar um pouco o setor de aviação civil brasileiro.

As novas regras passarão a vigorar no período de 180 dias após a publicação da norma no Diário Oficial da União, prazo necessário para que sejam feitas as devidas alterações no SISANT.  Os registros emitidos continuam válidos até que sejam cancelados pela ANAC. Cada piloto terá a opção de requerer a substituição pelo novo modelo desde que atendidos os requisitos aplicáveis do RBAC-E n° 94. 

Para quem quiser conhecer mais sobre a regulamentação para voar com drones, temos um artigo bastante completo aqui no Mundo Conectado. Recomendamos a leitura:  

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Aeroin.net
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.