A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, afirmou durante conferência nesta segunda-feira (01), que já apreendeu quase 3 milhões de produtos piratas de 2018 até novembro de 2021. O Dashboard do Plano de Ação e Combate à Pirataria (PACP), informa que o número exato de apreensões é de 2.791.262, com valor estimado em R$ 347.182.245.
Anatel encontra 9,8 mil aparelhos irregulares em depósitos do...
Ação pode indicar que Anatel investigará outros e-commerces com Black Friday chegando
O anúncio foi realizado por Wilson Wellisch, superintendente de fiscalização da Anatel, durante a conferência da Conexis Brasil Digital. O site do PACP, pode ser conferido por qualquer usuário para acompanhar os produtos não-homologados que são retirados do mercado. É possível checar as apreensões por Área, Equipamento, Ano, Mês e Data. De acordo com os dados, a maior parte dos produtos é composto de Smart TV Boxes irregulares, entre demais aparelhos tecnológicos como smartphones, carregadores de celular, cabos e etc.
Somente de Smart TV boxes foram apreendidos 911.899 aparelhos, totalizando um valor estimado de R$ 232.423.016, o que representa 66% do valor de todos os dispositivos piratas apreendidos.
De acordo com o superintendente, a pirataria no Brasil está crescendo nos últimos anos. Além de produtos piratas, ocorrem casos de sequestro de torres e domínio ilegal de áreas de cobertura, o que dificulta drasticamente a operação de empresas de telecomunicação em todo o território nacional.
O dashboard do Plano de Ação e Combate à Pirataria foi criado em 2018 para aumentar a fiscalização de produtos piratas
O Dashboard PACP foi criado em 2018 com objetivo de fortalecer a atuação da fiscalização da Anatel no combate a pirataria, com ações de fiscalização por todo o Brasil. Segundo a agência, para acompanhar o mercado, o PACP realiza planejamento anual, priorizando a fiscalização de elementos centrais da cadeia de comercialização de produtos de telecomunicações, como fabricantes, importadores e distribuidores.
A Anatel atualiza com certa regularidade os dados da plataforma. Infelizmente, no site do PACP, não é possível conferir em quais regiões do Brasil são realizados o maior número de apreensões, pois a agência separa as categorias apenas como áreas do mercado, modelos de equipamento e datas das apreensões.
Fonte: Anatel, Dashboard PACP.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.