"Potencialmente perigoso": asteroide maior que a Torre Eiffel entrará na órbita da Terra
Créditos: Galileu - Globo

"Potencialmente perigoso": asteroide maior que a Torre Eiffel entrará na órbita da Terra

Felizmente, ele não está em uma rota que poderia resultar em uma colisão com o planeta

Um asteroide que mede mais de 150 metros passará pela órbita da Terra em breve. No dia 11 de dezembro, a rocha gigante chamada de Asteroide 4660 Nereus chegará a cerca de 4,6 milhões de milhas (7,4 milhões de quilômetros) do nosso planeta.

01/12/2021 às 17:25
Notícia

Xenobôs: cientistas criam "robôs vivos" capazes de ...

Essa forma de replicação não existe em nenhum outro animal ou planta na natureza

Pela proximidade da sua passagem, o asteroide maior que a Torre Eiffel foi classificado como "potencialmente perigoso". No entanto, e felizmente, ele não está em uma rota que poderia resultar em uma colisão com a Terra. A expectativa da Agência Espacial Americana (NASA) é de que o Asteroide 4660 Nereus fique a 2,4 milhões de milhas da Terra, distância 10 vezes maior do que a existência entre a Terra e a Lua.

O 4660 Nereus foi avistado pela primeira vez em 1982. Ele passa com frequência pelo planeta Terra, mas pelo seu tamanho já houve a possibilidade de desviar o curso do objeto em uma ação conjunta entre a NASA e a Agência Espacial Japonesa (JAXA). A NASA se referiu a ele como um "candidato líder para exploração por espaçonaves".

A passagem desse asteroide é tão próxima quanto outros que já passaram pelo planeta. É válido lembrar que qualquer coisa que passe a 120 milhões de milhas da Terra é considerado um Objeto Próximo à Terra (NEO) pelos critérios da NASA. Além disso, a classificação como "potencialmente perigoso" segue a mesma lógica: qualquer objeto espacial que atinja 4,65 milhões de milhas será considerado nessa categoria.
Esse mesmo asteroide se aproximará muito mais em 2060, quando a NASA estima que ficará a menos de 745.000 milhas (1,2 milhão de quilômetros) de nosso planeta, a qual ainda é uma distância segura.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: O Povo, Cnet
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.