Always On: Snapdragon 8 Gen 1 tem recurso que permite deixar câmera frontal ligada 24h
Créditos: Divulgação/Qualcomm

Always On: Snapdragon 8 Gen 1 tem recurso que permite deixar câmera frontal ligada 24h

Tecnologia seria usada para desbloqueio seguro sem as mãos, mas levanta preocupações sobre a privacidade

01/12/2021 às 14:59
Notícia

Honor 60 Pro chega em janeiro com Snapdragon 778G+ e câmera u...

Nova linha de smartphones foi apresentada hoje, mas sem data para o mercado global

Nesta terça-feira (30) a Qualcomm revelou a sua nova geração de chipsets para smartphones, chamada de Snapdragon 8 Gen 1Com suporte nativo a 5G, CPU Kryo até 20% mais veloz e 30% mais eficiente, o chip vem sendo considerado como o mais avançado do mundo. 

Mas além dos progressos em termos de velocidade de processamento, a Qualcomm revelou que o Snapdragon 8 Gen 1 vai trazer uma nova tecnologia para os nossos celulares: câmeras always-on, que estarão sempre ligadas para detectar a nossa face. 

Isso é possível graças a um novo componente de processamento de imagem (Qualcomm Spectra ISP) presente no chipset, que de acordo com a fabricante pode monitorar constantemente as informações obtidas pela câmera com pouquíssimo impacto sobre a duração de bateria do smartphone.

Câmera Always-n

Mais segurança e praticidade no dia a dia

De acordo com a Qualcomm, a câmera Always-on traz uma vantagem importante para o usuário: ela permite que o aparelho monitore o ambiente constantemente em busca da sua face, por meio da câmera frontal. 

Com isso, seria possível despertar o smartphone com um simples olhar, seja para aqueles momentos em que você está com o aparelho apoiado sobre a mesa ou até mesmo com as duas mãos ocupadas na cozinha, como mostrou o vídeo de demonstração. 

A Qualcomm afirma que o método também aumenta a segurança do desbloqueio biométrico, uma vez que o aparelho terá informações contextuais para reconhecer a sua face. Confira a demonstração abaixo (na marca de 2 horas e 59 minutos do vídeo): 

Continua após a publicidade

E a privacidade, como fica?

Imediatamente após a apresentação, muitas pessoas começaram a questionar um importante aspecto envolvido na tecnologia: a privacidade dos usuários. Apesar do aspecto prático da tecnologia, o fato de a câmera estar observando você durante 100% do tempo é algo que chega a ser assustador para alguns. Os questionamentos levantados foram sobre o uso dos dados e possíveis roubos de informações sensíveis. 

É verdade que outros dispositivos já utilizam gravações constantes (como câmeras de segurança), mas elas se diferem dos nossos smartphones porque são instaladas em locais específicos. Já nossos celulares nos acompanham para praticamente todos os lados e cômodos, seja de casa ou do trabalho. 

Segundo a Qualcomm, a função é segura porque os dados obtidos enquanto o aparelho faz a busca por faces, por meio da câmera Always-on, nunca deixam o Secure Sensing Hub. Ainda assim há quem questione a possibilidade de futuras brechas de segurança nos sistemas dos aparelhos. 

Apagar notificações automaticamente via câmera Always-on

Recursos úteis no dia a dia

Apesar dos receios, algumas das outras possibilidades demonstradas pela Qualcomm para a tecnologia são bastante interessantes. Um exemplo inclui o bloqueio automático do aparelho quando ele não está nas suas mãos ou quando outra pessoa não autorizada passa a olhar para a tela do smartphone. 

O recurso pode ser configurado inclusive para ocultar mensagens, apps e notificações específicas, evitando olhares indesejados sobre o que você está fazendo. 

Câmera Always-on e bloqueio automático

Segundo o gerente de produtos da Qualcomm, Ziad Asghar, a função poderá ser completamente desativada, caso o usuário assim prefira. Também há a possibilidade de as fabricantes personalizarem a implementação do recurso, uma vez que cada uma utiliza recursos de segurança e personalizações próprios no Android. 

Os novos chips Qualcomm Snapdragon estarão disponíveis nos smartphones das principais fabricantes globais, incluindo nomes como Honor, iQOO, Motorola, Nubia, OnePlus, OPPO, Realme, Redmi, SHARP, Sony, Vivo, Xiaomi e ZTE. Você pode ler mais sobre o lançamento na matéria abaixo:

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Qualcomm
User img

Igor Pankiewicz

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.