Windows 11 build 22509 introduz novas opções de layout para o menu Iniciar

Ele também traz melhorias no suporte para navegação com o Microsoft Edge usando o Narrador

Windows 11 build 22509 introduz novas opções de layout para o menu Iniciar
Créditos: Reprodução/Microsoft

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a disponibilidade do Windows 11 build 22509 para os participantes do Programa Windows Insider que optaram pelo canal de distribuição Dev. Além de correções para diversos bugs, este build também introduz novas opções de layout para o menu Iniciar, o que deve agradar a quem não gosta do layout padrão.

Windows 11: como instalar em qualquer
computador, mesmo sem TPM 2.0 e Secure Boot

De acordo com a Microsoft os usuários do Windows 11 build 22509 agora podem clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar e selecionar outras duas opções de layout: “More Pins”, que exibe mais itens fixados, ou “More recommendations”, que exibe mais itens na seção Recomendações. A opção para usar o layout padrão atual continua disponível. Na imagem abaixo é possível comparar o layout padrão atual com as duas novas opções:

Windows 11 build 22509 introduz novas opções de layout para o menu Iniciar
Reprodução/Microsoft

Além disso, o build 22509 também traz melhorias no suporte para navegação na Web com o Microsoft Edge usando o Narrador. Com isso ficou mais fácil e rápido digitar textos em campos editáveis nas páginas da Web, por exemplo. O usuário também poderá conferir mais informações úteis durante a navegação usando o Narrador e terão uma experiência de navegação ainda melhor.

Para usuários em sistemas com mais de um monitor, o campo de data e hora na barra e tarefas agora também passará a ser exibido nos outros monitores e não apenas no principal. Vale destacar que nem todos os participantes do Programa Windows Insider verão isso imediatamente, já que a novidade está sendo introduzida em etapas.

A Microsoft também confirmou que mais itens do Painel de Controle clássico foram migrados para o aplicativo Configurações do Windows 11 build 22509. Para quem não se lembra, a Microsoft começou a migração do Painel de Controle clássico para o aplicativo Configurações no Windows 8 e progrediu bastante com o Windows 10 e com o Windows 11 lançado no último dia 5 de outubro.

De acordo com a empresa, os novos itens migrados para o aplicativo Configurações neste build incluem a área de opções de compartilhamento avançadas, que agora podem ser encontradas em uma nova página na categoria Rede, e informações da área Impressoras e dispositivos. Alguns itens relacionados a rede e configurações de dispositivos no Painel de Controle clássico agora também redirecionam os usuários para as opções correspondentes no aplicativo Configurações.

Já a Área Restrita do Windows (Windows Sandbox) agora permite que os usuários reinicializem o ambiente virtualizado usando a opção a partir do menu Iniciar. Vale lembrar que no Windows 11 atual lançado em outubro e no Windows 10 o usuário encontra o seguinte erro caso ele tente usar a opção:

Continua após a publicidade

Windows 11 build 22509 introduz novas opções de layout para o menu Iniciar
Reprodução/Fabio Rosolen

Além das novidades mencionadas acima, o Windows 11 build 22509 traz correções para bugs como um que faz com que os botões exibidos na barra de tarefas pareça, extremamente grandes quando a escala do sistema é definida para 125%, um que causa o crash do processo explorer.exe quando certos itens na barra de tarefas são atualizados, um que causa o erro 0x8007001f quando o usuário tenta fazer o upgrade para um novo build, um que causa o erro 0x80070002 durante a instalação de atualizações ou de novos builds, um que faz com que o processo de upgrade para um novo seja interrompido com o erro 0xc1900101-0x4001 e um que faz com que a rede Wi-Fi seja desconectada quando o PC retorna do modo de suspensão.

Fonte: Microsoft

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.