Samsung revela modem 5G para carros junto com chip para sistema multimídia

Novos SoC da empresa podem servir como o centro de processamento do veículo

Samsung revela modem 5G para carros junto com chip para sistema multimídia
Créditos: Divulgação Samsung

Cada vez mais os carros estão precisando de chips para serem cada vez mais inteligentes, uma das principais fabricantes desses chips é a Samsung, que mostrou seus mais novos chipsets que prometem ser bastante utilizados pelas montadoras.

30/11/2021 às 14:42
Notícia

Carros da terceira geração da Fórmula E serão os mais eficien...

FIA anuncia que ao menos 40% da energia consumida nas corridas será produzida por frenagem

O modelo mais interessante mostrado pela fabricante foi o ‘Exynos Auto T5123’, que é um chipset que pode servir para diversas tarefas de conectividade. Um dos pontos positivos é que ele possui um modem 5G integrado, que foi projetado especialmente para ser usado em carros, diferente de alguns alguns chipsets atuais, que usam chips de smartphones adaptados.

Mas além de oferecer uma conexão com um download de até 5,1 Gbps, esse chipset conta com núcleos Cortex-A55 de CPU, que ajudam o modelo a realizar diversas tarefas de conectividade. Ele pode, por exemplo, ser o responsável por fornecer os dados de posicionamento de satélite de navegação, o que pode ajudar a diminuir o total de chips inteligentes no veículo, simplificando o desenvolvimento e design ele.


Créditos: Divulgação Samsung

Junto com um novo modelo de chipset para conectividade, a Samsung também apresentou o novo SoC ‘Exynos Auto V7’, que foi construído para servir como controlador de todo o sistema de infoentretenimento para veículos de médio a alto padrão. O SoC é feito com o processo de 8 nm e conta com oito núcleos Cortex-A76 operando em uma frequência de 1.5 GHz, uma GPU Mali-G76 de 11 núcleos e pode ser equipado com até 32 GB de memória RAM LPDDR4x .

Com essas especificações o modelo oferece a possibilidade das montadoras utilizar eles para as mais diversas configurações de infoentretenimento. Ele suporta um total de até quatro monitores e possui embutido três processadores de áudio. Uma NPU vem integrada para a realização de aplicações de IA, como reconhecimento de rosto, fala e gestos.

31/12/1969 às 21:00
Notícia

Junto com os SoCs Exynos Auto V7 e Exynos Auto T5123, a Samsung também mostrou o Power IC, que serve para realizar o gerenciamento de energia dos chipsets Exynos Auto V7 e V9. Esse último chip recebeu a certificação ASIl-B e é capaz de lidar com diversas situações de estresse, como sobretensão, subtensão, sobrecarga e curto-circuitos.

Fonte: Samsung, GSMArena

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.