Com painéis da LG, Samsung deve lançar primeiras OLED TV em 2022

Ao que tudo indica, Samsung precisou se render à tecnologia da sua principal concorrente

Com painéis da LG, Samsung deve lançar primeiras OLED TV em 2022
Créditos: Samsung

A próxima geração de TVs da Samsung pode utilizar tecnologia da sua principal rival, a LG. Fontes ligadas às empresas sul-coreanas indicam que a linha de TVs da Samsung para 2022 terá modelos Mini LED, QD-OLED e OLED.

Os rumores de que a Samsung estaria de olho na tecnologia da sua principal rival não são de agora. Em abril, de acordo com o HDTVtests, já se noticiava que a Samsung estava negociando a compra de 2 milhões de painéis OLED diretamente com a LG. A intenção era lançar 1,5 milhão de TVs OLED em 2022 e outras 500 mil QD-OLED.

Parece que o jogo virou

Ainda que parcerias entre empresas rivais sejam algo relativamente comum na indústria de eletrônicos, o fato de a Samsung adotar uma tecnologia da LG é significativo. Isso porque em um passado não muito distante a empresa sempre deixou claro a superioridade de suas telas sobre as da LG – algo que na prática não parece ser bem assim.

16/10/2021 às 13:20
Vídeo

Comparativo entre Samsung Neo QLED QN85A vs LG OLED CX. Qual ...

Comparamos 08 quesitos e respondemos qual a melhor TV em JOGOS, FILMES e ESPORTES

Mais do que isso: a Samsung também colocará dinheiro no bolso da sua principal rival, algo que nem sempre é visto com bons olhos pelos investidores.

A divisão de displays da Samsung continuará trabalhando nas versões MicroLED, displays cuja tecnologia a Samsung acredita que sejam mesmo o futuro das tecnologias em TVs. Porém, é inegável que as telas OLED hoje representam uma fatia considerável de mercado e, ainda que tenha tentado de múltiplas formas, a empresa não encontrou uma solução caseira mais interessante do ponto de vista tecnológico.

E o burn-in?

Quem acompanha o mercado de TVs há mais tempo deve se lembrar dos alertas que a Samsung fazia com relação ao burn-in, um problema recorrente à tecnologia OLED. De fato, no passado isso era mais perceptível, mas ao que parece a tecnologia evoluiu a ponto de esse tipo de condição deixar de ser um problema crônico.

Outro detalhe importante é a questão financeira: as telas da LG parecem ter um custo de produção menor do que as telas da Samsung, o que explicaria o fato de a LG ter produtos de entrada mais acessíveis no mercado. Comprando telas da concorrente, a Samsung poderia brigar em melhores condições neste segmento.

Ainda que continue sendo uma das maiores fabricantes de displays do mundo, a Samsung tem optado por diversificação a produção com outros fornecedores. Telas LCD, por exemplo, são hoje feitas por parceiras chinesas como a TCL.

Continua após a publicidade

Fonte: What Hi-Fi, HDTVtests

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.