Astrônomos descobrem planeta em que um ano dura apenas 16 horas
Créditos: Divulgação/MIT

Astrônomos descobrem planeta em que um ano dura apenas 16 horas

Neste planeta a frase "parece que foi ontem o ano passado" literalmente faz sentido

Sabe aquele tiozão (ou eu) que faz a piada "nossa, sobrinho! Quanto tempo, hein? Última vez que eu te vi foi ano passado!" minutos depois da virada de ano? A piada dele (ou minha) não seria tão ruim no planeta TOI-2109b, afinal, a cada 16h há um novo ano. Com um ano durando tão pouco, de fato alguns minutos fazem parecer tempo para caramba no planeta gigante gasoso.

11/11/2021 às 15:15

Astrônomos suspeitam que asteroide próximo da terra seja peda...

Kamo?oalewa, identificado em 2016, tem espectro idêntico ao de pedras lunares tiradas da missão Apollo

TOI-2109b possui uma massa equivalente a cinco vezes a de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. A diferença é que o planeta recém descoberto primeiramente pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), Satélite de Avaliação de Exoplanetas em Trânsito, na tradução livre, tem a menor órbita já encontrada dos gigantes gasosos. Isso explica a velocidade com a qual TOI-2109b gira ao redor de sua estrela.

Vamos relembrar as aulas de física do colégio. O que eu usei de macete para decorar órbitas é que nenhum planeta "quer morrer", então por isso a sua velocidade de translação (movimento ao redor da sua estrela) será sempre maior quanto mais próximo ele estiver da sua estrela. "Ele aumenta a velocidade para não ser engolido", pensava eu no ensino médio. E é isso que acontece com TOI-2109b. A diferença é que ele será engolido pela sua estrela antes que ela entre nos seus estágios finais.

No artigo científico publicado na Astronomical Journal, os pesquisadores (um grupo formado por cientistas do MIT e de outros lugares do mundo) acreditam que o planeta está em decaimento orbital, o processo de diminuição da distância entre dois objetos orbitantes. O fim do decaimento é o choque entre os objetos, o que significará a morte para TOI-2109b. Ian Wong, líder do artigo, explica que no próximo um ou dois anos será possível entender como o decaimento orbital está acontecendo.

26/10/2021 às 13:40

M51-ULS-1b: esse pode ser o primeiro planeta descoberto fora...

Possível planeta está localizado a uma distância de 28 milhões de anos-luz

Mas apesar da velocidade com a qual ele gira ao redor da sua estrela, o "cumprimento" da pena de morte do TOI-2109b só acontecerá por volta de 10 milhões de anos. TOI-2109b pode até estar com os dias contados, mas ele sobreviverá a humanidade.

Via: MIT, BGR

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard