Austrália quer criar lei que torne possível a identificação de trolls online
Créditos: Sergey Zolkin no Unsplash

Austrália quer criar lei que torne possível a identificação de trolls online

Projeto de lei gera debate sobre a privacidade no país

O anonimato na internet é bastante benéfico para manter a privacidade dos usuários, mas isso acaba também trazendo outro problema: a segurança para pessoas se tornarem trolls. E é isso que o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, que acabar com o seu novo plano de lei, que forçará redes sociais a revelarem a identidade de pessoas cometendo crimes virtuais.

29/11/2021 às 10:58
Notícia

Xiaomi 12 já em testes internos com a MIUI 13 baseada no Andr...

Smartphone virá com construção das câmeras feita pela Leica e sensor principal de 50MP

Em uma publicação a Reuters afirma que Morrison compara a internet atualmente como uma espécie de oeste selvagem”, onde pessoas anonimamente podem prejudicarem outras sem nenhum tipo de represália ou ação contra. Segundo o primeiro-ministro, se isso não pode acontecer na vida real, não tem sentido para poder acontecer normalmente na internet.

Com isso, a proposta da nova legislação australiana é a criação de um mecanismo de reclamação, que obrigaria as plataformas online removerem publicações hostis. Caso o site se recuse, ou em algum caso mais grave, o sistema judicial poderá ordenar que esse site forneça detalhes sobre quem realizou a infração.


Créditos: Adem AY no Unsplash

Segundo o Engadget, essa ação das autoridades australianas acontece algumas semanas após a Suprema Corte da Austrália afirmar que as empresas de mídia poderão ser responsabilizadas por comentários em suas publicações no Facebook. Isso fez com que algumas empresas, como a CNN, limitassem o acesso dos seus seguidores às suas páginas do Facebook.

Entretanto, o objetivo inicial dessa legislação era ser um pouco mais rígida, com o governo querendo realizar ações caso uma publicação fosse considerada prejudicial.

29/11/2021 às 10:31
Notícia

Produção do Samsung Galaxy Note 20 será encerrada no mês que vem

A Samsung pretende integrar funções da série Galaxy Note nos smartphones Galaxy S22

Continua após a publicidade

Essa nova ação tomada pelo primeiro-ministro Scott Morrison de descobrir a identidade de quem realiza publicações prejudiciais acabou gerando um debate ainda maior no país. Isso porque, apesar de caçar os trolls ser uma boa ideia, essas ferramentas podem ser usadas para outras finalidades, como perseguir e desencorajar pessoas que não concordam com o governo. Isso se tona mais sério se for levar em consideração que a nova lei não deixa claro o que seria um crime grave a ponto de acabar com o anonimato de uma pessoa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.