Uso de Drones no campo está com um crescimento impressionante, diz Sindag
Créditos: Jean Wimmerlin no Unsplash

Uso de Drones no campo está com um crescimento impressionante, diz Sindag

Nova regulamentação do Ministério da Agricultura visa dar uma maior segurança na utilização das aeronaves

Drones estão sendo cada vez mais utilizados para facilitar diversos tipos de trabalhos, como exploração de cavernas e a detecção de tubarões, agora uma nova regulamentação está aumentando a segurança do uso dessas aeronaves no campo. Graças a isso o interesse em utilizar drones no setor está crescendo consideravelmente, com cada vez mais empresas oferecendo seus trabalhos.

27/11/2021 às 07:30
Notícia

Huawei lançará o Watch D com função para medir pressão sanguínea

Smartwatch está em estágio final de testes e deve chegar ainda em 2021

Esses drones estão sendo utilizados para diversas tarefas como a realização do monitoramento preciso da lavoura e ajudando na aplicação de defensivos agrícolas em áreas da plantação. Para poder realizar a operação desse tipo de aeronave os agricultores tiveram que se adequar às normas previstas na Portaria 298, de 22 de setembro de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.

A regulamentação pede que o usuário cadastre a sua aeronave no sistema ID Agro do próprio Ministério, após isso o operador fará um curso de capacitação em uma entidade homologada e ele terá que seguir algumas outras obrigações. Com essas etapas concluídas, o operador estará apto para poder manusear e controlar com segurança os drones em uma lavoura.


Créditos: Gautier Salles no Unsplash

Veja neste link a Portaria 298 do Mapa.

Essa nova portaria do Mapa acabou beneficiando bastante o setor, como apontado pelo diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle, que passou a trabalhar contar com pilotos mais instruídos, dando  “uma tranquilidade para o operador e para o setor. O drone, apesar dele não ser tripulável, tem potencial de dano muito grande, afinal de contas, está dividindo espaço com aeronaves e com o campo também, com outros aplicadores. Então, por isso, se faz necessária essa regulamentação”.

O campo é uma área enorme para ser explorada por diversas empresas que oferecem soluções em drone, por isso, após a publicação da nova portaria, diversas empresas estão querendo entrar nesse mercado. Colle afirma que o número de empresas da área de drones que procuraram se associar ao recentemente Sindag “impressiona”, mostrando o forte interesse do setor nessas tecnologias.

Continua após a publicidade

26/11/2021 às 21:16
Notícia

Logo do Snapdragon 8 Gen 1 vazou antes do anúncio oficial

Imagem de teste sugere um possível nome diferente para o chipset

Atualmente os drones operam em diversos tipos de mercados, fazendo trabalhos desde inspeção de segurança até exploração de cavernas e lugares de difícil acesso. O campo é mais uma área que essas aeronaves estão chegando e prometendo uma revolução na forma de trabalhar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Canal Rural
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.