NFT é eleita como a palavra do ano de 2021 pelo Dicionário Collins

Termo superou "crypto", "cheugy" e até o mais recente Metaverso, tão badalado após o anúncio do Facebook

NFT é eleita como a palavra do ano de 2021 pelo Dicionário Collins
Créditos: Pixabay/amhnasim

Mantendo a sua tradição anual, o Dicionário Collins divulgou nesta quarta-feira (24) a palavra do ano de 2021. A vencedora foi a sigla NFT, que superou as concorrentes "crypto" e "cheugy" para conquistar a posição de destaque neste ano. 

NFT é um acrônimo para "Non-fungible tokens", ou Tokens não-fungíveis. O próprio Dicionário Collins o define como "um certificado digital único, registrado em uma cadeia de blockchain, usado para gravar os dados de propriedade de um ativo, tal como uma peça artística ou colecionável".

Essa tecnologia, que explodiu em popularidade ao longo de 2021, vem sendo utilizada para certificar itens digitais de todos os tipos, desde gravuras (como a obra EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS, de Beeple, vendida por mais de 69 milhões de dólares) a personagens de jogos, de modo que eles se tornem únicos no mundo. 

Collins

Uma ascensão explosiva

De acordo com a publicação da Collins, o termo NFT sofreu um aumento "meteórico" de 11.000% em sua utilização em relação ao ano de 2020, o que fez com que ele estivesse por toda a parte, desde a internet até museus e casas de leilões. 

Segundo o diretor Alex Beecroft, ainda não é possível saber se os NFTs terão uma influência duradoura sobre o mundo, mas a sua presença em conversas pelo planeta todo fazem com que ela claramente seja a palavra de 2021. 

Palavra do ano de 2021

Disputa acirrada com outras palavras

Ainda no mês de outubro, o Dicionário Oxford escolheu Vax (versão reduzida de vacina, em inglês) como a sua palavra do ano, considerando que o termo foi 72 vezes mais utilizado do que no ano passado, durante o mês de setembro. 

Continua após a publicidade

A lista de concorrentes ao título de palavra do ano da Collins, por sua vez, contava com 10 termos. Depois de NFT, o segundo foi Crypto, a forma abreviada para descrever as criptomoedas, cuja utilização está 468% mais alta em relação ao ano de 2020. 

Outra palavra presente foi Metaverso (Metaverse), um termo criado originalmente em 1992 e que hoje é descrito como uma visão do futuro da internet, compreendendo um mundo tridimensional inédito. Aliás, o Metaverso é tão importante que o Facebook mudou o nome da sua empresa controladora para Meta, apostando pesado na nova tendência.

A gíria cheugy também pegou para descrever as coisas que estão fora de moda. Climate Anxiety (ansiedade causada pelas mudanças climáticas) também foi citada de forma recorrente. Você pode conferir o post completo da Collins neste link.

Também sugerimos a leitura do nosso artigo detalhando o que são e como funcionam as NFTs, disponível logo abaixo. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Collins Dictionary
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.