A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que em uma reunião realizada ontem, dia 25 de novembro, o Conselho Diretor da agência aprovou a realização de uma consulta pública sobre Bloqueadores de Sinais de Radiocomunicações (BSR). Essa ação tem como objetivo reavaliar o uso desse tipo de tecnologia em território brasileiro, permitindo um uso mais amplo dela.
BLACK FRIDAY: Roteadores TP-Link em promoção, incluindo model...
Aparelhos com Wi-Fi 6 garantem mais segurança, interoperabilidade e desempenho
Através desta consulta pública a Anatel quer substituir a atual norma de uso dos bloqueadores, aprovada pela Resolução nº 308/2002, que limita o uso desse equipamento apenas em estabelecimentos penitenciários que receberam a designação do Ministério da Justiça.
Com isso a agência pretende expandir o possível o uso dos bloqueadores de sinais por outras instituições, aumentando a usabilidade dessa tecnologia para mais autoridades de segurança pública e defesa nacional.
Créditos: Divulgação Anatel
Segundo o que foi afirmado pelo conselheiro da Anatel Moisés Moreira, órgãos como o Ministério da Defesa, as Forças Armadas, o Ministério da Justiça, as polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, Civil, Militar e Penais e o Corpo de Bombeiro Militar seriam alguns dos órgãos que podem ser beneficiados em poder trabalhar com a tecnologia.
“Poderão constituir áreas de bloqueio: estabelecimentos penitenciários, portos e aeroportos, áreas de segurança pública ou militares, locais de interesse temporário de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.”
- Afirmou a Anatel em uma nota oficial.
Entretanto, a Anatel afirma que a utilização desses bloqueadores é um “assunto de alta sensibilidade” em todo o mundo, principalmente por causa da possível interferência que esses equipamentos poderiam causar em serviços autorizados. Por causa disso, a agência afirma que pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado permanecerão proibidas de utilizar esses equipamentos.
iPhones devem ser substituídos por óculos de realidade aument...
Apple planeja lançamento do primeiro modelo já em 2022, prometendo uma transformação no mercado mobil...
Agora a Anatel abrirá essa consulta pública e aceitará por até 45 dias contribuições sobre a melhor flexibilização ou não dos bloqueadores de sinais para mais áreas além de estabelecimentos penitenciários.
Fonte: Anatel.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.