Aplicativo da Receita Federal oferece diversos serviços em um único lugar
Créditos: Receita Federal/Reprodução

Aplicativo da Receita Federal oferece diversos serviços em um único lugar

app oferece acesso ao imposto de renda, CPF, além de preenchimento e envio da declaração do IR

A Receita Federal lançou aplicativo para smartphones e tablets, para facilitar a consulta, declaração e restituição do Imposto de Renda (IR). O app, que leva o nome Receita Federal, também permite consulta ao CPF e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS

Desenvolvido pela Serpro com intenção de facilitar o acesso aos serviços da instituição, app torna o processo ágil e consequentemente menos burocrático e complicado. Em comunicado oficial, representantes da Receita Federal esperam unificar as funcionalidades da Secretária Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) no aplicativo, até dezembro de 2022.

A expectativa é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais aplicativos da RFB estejam unificadas no app da Receita Federal

 

Aplicativo permite a verificação da situação do CPF do usuário nos sistemas da Receita Federal, preenchimento e envio da declaração do IR. Além disso, app oferece a possibilidade de verificar empregados ativos no eSocial através da opção "Empregados Domésticos".

Aplicativo da Receita Federal

O app da Receita Federal pode ser baixado através da Google Store e Apple Store. Para acessar a ferramenta é necessário possuir uma conta no Gov.br, que pode ser criada durante primeiro acesso no aplicativo. 

O usuário também pode encontrar notícias da instituição pelo software, além de unidades próximas. Apesar de haver integração com aplicativos como eSocial e do Imposto de Renda de Pessoa Física, o Serpro recomenda que demais aplicativos não sejam removidas dos smartphones e tablets. "Nesta primeira versão, ainda é preciso manter esses aplicativos instalados no dispositivo móvel para ter acesso a algumas funcionalidades no app da Receita Federal".

De acordo com informações, a ferramenta deverá receber atualização com todas as funções integradas no final de 2022. Até lá, é importante não deletar demais aplicativos para evitar problemas na hora da declaração ou restituição do imposto de renda.

Continua após a publicidade

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Receita Federal
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.