Samsung anuncia nova fábrica de chips de R$ 95 bilhões nos Es...
A nova instalação da empresa coreana será na cidade de Taylor, no Texas
Em setembro deste ano, a Samsung anunciou um sensor para câmeras de smartphones com resolução de 200 MP, batizado de ISOCELL HP1. Apesar de ter revelado a tecnologia, a empresa sul-coreana não deve ser a primeira a utilizá-la em um dispositivo mobile.
De acordo com uma publicação do insider Ice Universe, no Twitter, a primeira fabricante de celulares a adotar a tecnologia de câmera com 200 MP será a Motorola - que inclusive está prestes a revelar seu novo aparelho top de linha, o Moto Edge X.
Apesar de não ter precisado uma data, o leaker acrescenta que a segunda empresa a lançar um smartphone com sensor de 200 MP será a Xiaomi. Isso deve ocorrer a partir da segunda metade de 2022.
É importante lembrar que diversos rumores afirmavam que o Xiaomi 12 Ultra seria o aparelho escolhido para testar a tecnologia. Contudo, as informações mais recentes dão conta de que esse plano foi substituído pela marca, que utilizará sensores triplos de 50 MP, a princípio.
Por fim, as fontes ouvidas revelam ainda que a Samsung planeja utilizar esses sensores em sua própria linha de dispositivos apenas a partir de 2023. Alguns veículos levantaram a possibilidade de esse ser um dos destaques da futura linha Samsung Galaxy S23.
A título de curiosidade, a próxima geração de smartphones dobráveis da Samsung (Galaxy Z Fold 4) deve trazer câmeras aprimoradas como um dos pontos de venda, mas, novamente, a marca optará por outros sensores para equipá-los.
Conceito do Xiaomi 12 Ultra
Por que 200 MP podem não ser uma boa ideia ainda?
Com tantos smartphones capazes de fotografar e filmar em alta qualidade disponíveis atualmente, um fato que tem ficado evidente é que as especificações brutas não são as que mais influenciam no resultado final. O tratamento de software e o processamento das capturas têm sido os maiores diferenciais no que diz respeito à qualidade final.
Um sensor de 200 MP pode trazer mais informações para a imagem, mas esses detalhes podem se perder sem o tratamento adequado, algo que exigirá muito poder de fogo por parte dos chipsets.
A chegada dos chips Samsung Exynos 2200, MediaTek Dimensity 9000 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, prevista para o primeiro semestre de 2022, pode ser a peça que faltava para destravar o potencial dos novos sensores com resoluções de 200 MP.
Você pode conferir mais detalhes sobre o sensor Samsung ISOCELL HP1 na link abaixo:
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Twitter/IceUniverse