Starlink planeja testar internet via satélite em comunidade de São Paulo
Créditos: Divulgação/SpaceX

Starlink planeja testar internet via satélite em comunidade de São Paulo

A SpaceX protocolou um pedido à Anatel para executar o experimento

A Starlink, setor de internet via satélite dentro da SpaceX, protocolou junto à Anatel, na última segunda-feira, um pedido para realizar um teste em São Paulo. O teste será feito em um centro estudantil na comunidade de Savoyzinho, Zona Leste da capital paulista, e incluirá 40 alunos.

O experimento será feito em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz, que trabalha em comunidades de jovens afetados pela desigualdade e violência. Além de analisar a conexão dos satélites da rede Starlink, a experiência buscará analisar o desempenho de equipamentos como antena e roteador Wi-Fi, chamados de equipamentos de terminal.

Starlink no Brasil

A respeito disso, o novo roteador Starlink foi homologado pela Anatel em outubro, o que configura outro passo para a implementação da Starlink no Brasil. 


Divulgação/Anatel

Além disso, no dia 15 de novembro, Elon Musk recebeu o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, na sede da SpaceX. A reunião tinha como objetivo discutir o uso da internet Starlink para o monitoramento da floresta amazônica e efetivar o acesso à internet em escolas rurais brasileiras.

Como funcionará o teste

22/11/2021 às 12:30
Notícia

App da Tesla falha e motoristas ficam para fora dos seus carros

Proprietários dos veículos da empresa em todo o mundo reportaram o erro

Continua após a publicidade

Para o teste em Savoyzinho, a SpaceX entregará à ONG Luta Pela Paz um kit com uma antena, seu suporte, um roteador Wi-Fi e uma fonte de energia. O teste será realizado da seguinte forma: ao conectar a fonte de alimentação à antena da Starlink, ela irá procurar o sinal dos satélites que oferecem cobertura de conexão para o local.

O tempo aproximado para que a antena conecte-se ao sinal dos satélites em órbita é de 15 minutos. Em seguida, a antena irá se inclinar na direção correspondente e ficará fixa nessa posição.

De acordo com recomendações da SpaceX, o cenário mais adequado para executar esse teste de conexão é o de um tempo sem nuvens, de forma a não interferir na conexão entre a constelação de satélites e a antena.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tecnoblog
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.