A forma como conhecemos os drones podem mudar dentro de alguns anos, pois um grupo de pesquisadores Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveru o F-SAM (Monocóptero de Atuador Simples Dobrável), um micro veículo aéreo (MAV) retrátil que possui a capacidade de voar da mesma forma que uma semente de bordo japonês ao vento e até se dobrar.
Enquanto os drones que conhecemos são quadricópteros ou semelhantes a aviões, alguns modelos sendo multirotor ou de asa fixas, o F-SAM vai na contramão ao simular o mesmo movimento de redemoinho que a semente de bordo faz enquanto ao vento, sua ação rotacional fornece um fluxo de ar para baixo, o que faz com que o drone se levante.
DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING comparado com vários DRONES
Mavic 3 junto com EVO II Pro, Mavic 2 Pro, Air 2S, Mini SE e FPV Drone, alguns drones parecidos e out...
Seu peso é um fator importante aqui, composto por um aerofólio feito de uma mistura de madeira de balsa e plástico e um único motor elétrico, ele pesa somente 69 gramas e 40% do seu peso total vem da bateria. Se desmontado ele pode facilmente ser guardado em qualquer bolso.
O F-SAM até o momento registrou aproximadamente 16 minutos de tempo de voo, obtendo controle de altitude regulando a força gerada pela unidade de empuxo por meio de múltiplas rotações. destacando que ele gira no sentido anti-horário.
Aplicações e localização
Para localização, o minidrone conta com uma bussola embutida que permite o seu uso em áreas externas e internas, e os pesquisadores estudam a possibilidade de um GPS em uma futura para que possa se possa ter sua localização exata, tornando-o uma excelente opção em missões de e até realizar missões guiadas. E por conta do seu design minimalista e voo silencioso, missões de monitoramento do clima poderia ser feitas com um enxame desses minidrones, ou mesmo missões de reconhecimento que fosse necessário camuflagem.
Mas quanto as aplicações do F-SAM, por enquanto fotografias não são uma opção devido ao rápido giro do minidrone, mas os especialistas acreditam que uma câmera 360 pode solucionar, ou mesmo a instalação de LIDAR (Um sensor remoto muito comum em plataformas não tripuladas) pode ser a resposta, pois o scanner não precisaria girar em razão da própria aeronave realizar esse movimento.
Inspirando-se na natureza
Por enquanto os pesquisadores não anunciaram qual será o futuro do F-SAM, mas já estão trabalhando em um novo projeto chamado SAW (Samara Autorotating Wing), e diferente do projeto anterior este poderá atingir dois modos de voo, rotação automática e mergulho, usando apenas um atuador. O que nos leva a crer que será tão impressionante quanto seu projeto anterior.
É incrível se pensarmos que antes do Albatross, criado pelo engenheiro espacial israelita Abraham Karem em 77, até então os drones precisavam de pelo menos 30 pessoas para ser operado, enquanto o modelo criado por Karem, que usou fibras de vidro caseira e madeiras podia ser pilotado apenas por três pessoas e ficar horas 56 horas sem recarregar, mas hoje temos um modelo que cabe em nosso bolso.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: DroneXL, IOP Science