Fantástico mostra drones fazendo entregas clandestinas em presídios
Créditos: Fantástico

Fantástico mostra drones fazendo entregas clandestinas em presídios

Quadrilhas chegam a pagar 10 mil reais para receber entregas dentro da cadeia

O programa Fantástico apresentou nesse último domingo (21) uma matéria abordando o uso de drones para a entregas clandestinas dentro da cadeia pública de Porto Alegre, o principalmente presidio do Rio Grande do Sul. 

Na matéria é possível ver que são diversos os modelos utilizados, desde os mais simples que levam itens amarrados por um barbante e que precisam ser "ganchados" pelos detentos a partir da janela de sua cela, enquanto outros modelos mais modernos permite que o operador solte o pacote no ponto que desejar do alto altura, dificultando sua interceptação, fazendo com que o pacote caia no pátio e seja pego pelo solicitante.

18/11/2021 às 14:30
Notícia

Adolescente é pego ao tentar usar drone para entregar drogas ...

Flagrante ocorreu após denuncias à Policia Militar

Durante uma das operações registradas na matéria foram preso 6 pessoas com muitos celulares embalados para serem entregues, além de uma quantia surpreendente de 30 mil reais em dinheiro, além de um drone desmontado que contém visão noturna e estava enterrado, avaliado em 100 mil reais.

O início da pandemia foi um dos motivos que fizeram com que quadrilhas se vissem forçadas a buscar alternativas para ingressar objetos ilícitos dentro dos presídios brasileiros, e viram nos drones a solução perfeita.

Apesar de ser surpreendente assistir todo o procedimento da entrega acontecendo em frente as câmeras de segurança em plena a luz do dia. Segundo cálculos realizados pela direção da cadeia de Porto Alegre, somente 20% desses são drones interceptados. Como medida de resposta estão adotando o uso de armas para neutralizar os drones, um dos modelos exibidos é a DroneGun, que é utilizada por agentes de segurança no estado de São Paulo.

Conheçam a DroneGun

Detentora de um design que remete aos vídeo games, a DroneGun Tactical foi desenvolvida pela Droneshield, uma empresa especialista na detecção de RF, inteligência artificial e Machining Learn, que elabora equipamentos focado em segurança militar, pública e VIPs, segundo seu site.

Apesar do assustador tamanho da DroneGun, ela dispara apenas sinais de radio frequência que interrompe a comunicação do drone com o operador, sendo possível mantê-lo no ar sem causar qualquer dano, possibilitando que o agente faça a aeronave pousar verticalmente ou retornar ao seu controlador, facilitando a localização do infrator ou só deixar o objeto no ar até que a bateria esgote.

Existe um outro modelo mais compacto, o MKIII e que foi projetada para operações em que o usuário precise manipular apenas com uma mão.

Continua após a publicidade

Levando em consideração que no mês de julho noticiamos que a ANATEL havia homologado o modelo Tactical, é muito interessante ver que em tão pouco tempo a "arma" está sendo utilizada no combate esse tipo de delito nos presídios. Se antes equipamentos como esse eram visto apenas em vídeo games e cinema, a tendência é que se tornem cada vez mais comum na segurança pública.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games e filmes de horror desde criança, amante de metal extremo e um pai orgulhoso. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.