Supercomputador Voyager-EUS2 da Microsoft é um dos mais rápidos do mundo
Créditos: Reprodução/Microsoft

Supercomputador Voyager-EUS2 da Microsoft é um dos mais rápidos do mundo

Ele ocupa a décima posição na lista dos 500 supercomputadores mais rápidos

O supercomputador Voyager-EUS2 da Microsoft ocupa agora a 10ª posição na lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. Com desempenho de 30 Petaflops por segundo (Pflop/s), ele fica atrás de outros como o chinês Tianhe-2A e o supercomputador Summit desenvolvido pela IBM para o Departamento de Energia dos Estados Unidos. O que chama a atenção no caso do computador da Microsoft é que ele é o único no Top 10 de um provedor de computação em nuvem.

22/06/2021 às 14:34
Notícia

Tesla apresenta supercomputador Dojo para treinar carros autô...

Apresentado durante conferência, o supercomputador utiliza câmeras para responder com a precisão de ...

A primeira posição na lista dos 500 supercomputadores ainda é ocupada pelo japonês Fugaku, com desempenho de 442 Pflop/s no Linpack. Para fazer uma comparação, o desempenho do supercomputador Summit é de 148,8 Pflop/s no Linpack. Vale destacar que a Microsoft tem outros supercomputadores além do Voyager-EUS2 na lista dos 500 mais rápidos.

O supercomputador Voyager-EUS2 é utilizado pela Microsoft para a plataforma de computação em nuvem na região Azure East US 2 e executa uma distribuição do Linux - Ubuntu 18.04 LTS - e não o Windows. Ele utiliza CPUs AMD EPYC e possui um total de 253.440 núcleos de processamento, além de 486.552GB de memória. As CPUs trabalham com conjunto com uma GPU NVIDIA A100 com 80GB de memória. Para transferência de dados, ele utiliza conectividade Mellanox HDR Infiniband.

Supercomputador Voyager-EUS2 da Microsoft é um dos mais rápidos do mundo
Reprodução/Microsoft

"O Voyager-EUS2, um sistema Microsoft Azure instalado na Microsoft nos EUA, é o único novo sistema no TOP10. Ele atingiu 30,05 Pflop/s e está listado na posição de nº 10. Sua arquitetura é baseada em processadores AMD EPYC com 48 núcleos e 2,45 GHz trabalhando em conjunto com uma GPU NVIDIA A100 com 80GB de memória e utilizando Mellanox HDR Infiniband para transferência de dados".
-- Top500.org

De acordo com o anúncio do Top500.org, outra mudança no Top 10 dos supercomputadores mais rápidos do mundo é que o sistema Perlmutter, que também utiliza CPUs AMD EPYC, instalado no NERSC do DoE Lawrence Berkeley National Laboratory melhorou seu desempenho para 70,9 Pflop/s, mas não mudou sua posição na lista.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: ZDNet, Windows Central Fonte: Top500.org
User img

Fabio Rosolen

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.