Startup Astra lança o seu foguete em órbita pela primeira vez
Créditos: Divulgação Astra

Startup Astra lança o seu foguete em órbita pela primeira vez

Essa é a terceira tentativa da empresa em por sua espaçonave em órbita

Vivemos atualmente uma nova corrida espacial, mas ao invés da que levou o ser humano à lua durante a Guerra Fria, essa nova é composta por empresas que estão disputando a sua presença no espaço. Agora a startup Astra se junto ao hall de empresas como a SpaceX e Blue Origin e obteve sucesso em atingir a órbita terrestre com seu foguete LV0007 (Launch Vehicle 0007) pela primeira vez.

20/11/2021 às 10:30
Notícia

Versão da Xiaomi MIUI 13 já pronta para modelos MIX 4, séries...

Entretanto atualização deve ser testada antes do lançamento para todos os usuários

A espaçonave foi lançada na madrugada deste dia 20 de novembro às 4:33 da manhã e atingiu uma velocidade máxima de 7,61 km/s em uma inclinação de 86,0 graus, chegando a alcançar uma altitude de 500 km. O feito foi celebrado pelo fundador e CEO da Astra, Chris Kemp, em seu Twitter oficial, onde ele parabenizou a sua equipe que “trabalhou muito para isso”, avisando que a sua empresa está apenas começando.

Como apontado pelo portal Engadget, a startup botou seu simulador de massa em órbita para realizar uma demonstração para a Iniciativa de Lançamento Ágil Rápido da Força Aérea dos EUA. Essa iniciativa tem como o objetivo mostrar que empresas privadas seriam capazes de entregar cargas úteis para a Força Espacial Americana de forma rápida, segura e flexível.

Apesar do sucesso da missão realizada hoje, a Astra já havia tentado por seu foguete em órbita em outras três tentativas que não deram certo, incluindo uma vez onde sua espaçonave não conseguiu atingir a velocidade necessária para uma inserção orbital e acabou falhando.

Esse feito realizado pela startup é algo a ser celebrado, principalmente por poder significar uma maior concorrência de empresas capazes de levar pessoas e cargas para o espaço. Atualmente, empresas interessadas e pesquisadores só possuem duas opções de chegar ao espaço, sendo através da SpaceX ou da Rocket Lab.

Continua após a publicidade


Créditos: Divulgação Astra

20/11/2021 às 09:58
Notícia

SpaceX e NASA planejam bater satélite em asteroide na próxima...

Lançamento de nave para testes acontecerá na próxima terça-feira, dia 23 de novembro

A Astra pretende fabricar seus foguetes de forma bastante rápida para o transporte de cargas úteis, por causa disso a empresa aposta em uma construção de uma aeronave um pouco menos complicada. Com isso a empresa pode acabar reduzindo o preço para chegar em órbita, tornando o preço para alcançar o espaço mais viável.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Astra, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.