SpaceX e NASA planejam bater satélite em asteroide na próxima semana
Créditos: Divulgação NASA

SpaceX e NASA planejam bater satélite em asteroide na próxima semana

Lançamento de nave para testes acontecerá na próxima terça-feira, dia 23 de novembro

A NASA tem medo que a humanidade sofra o mesmo fim que aconteceu com os dinossauros, por causa disso, desde 2017 ela vem estudando a possibilidade de utilizar satélites para mudar o curso de asteroide antes deles chegarem na Terra. Em 2019 a SpaceX, que já trabalha com o órgão norte-americano na missão de levar humanos de volta para a lua, se junto nessa missão, agora elas anunciaram que na próxima semana eles irão realizar o primeiro teste de um satélite de redirecionamento de asteroides.

19/11/2021 às 17:00
Notícia

Flixbus chega ao Brasil com passagens de ônibus a menos de R$ 1

Empresa alemã chega no país com promoção que dá 99% de desconto em cerca de 10 mil passagens

O projeto funciona de forma bastante simplificada para ser explicada, segundo a empresa do Elon Musk, a NASA pretende "intencionalmente colidir a espaçonave DART em um asteroide para ver se essa é uma maneira eficaz de mudar seu curso”. Caso os resultados desse teste sejam considerados positivos, esse projeto deve ser a nossa principal defesacaso um asteroide ameaçador da Terra seja descoberto no futuro".

O satélite que será utilizado nessa missão será o Falcon 9 da SpaceX, que passou recentemente pelo teste estático, que é o responsável por verificar o funcionamento da espaçonave antes do lançamento. Após testar o funcionamento da aeronave, a NASA estará pronta para fazer o primeiro lançamento do projeto DART (Double Asteroid Redirection Test) na próxima terça-feira, dia 23 de novembro, às 03h21 no horário de Brasília.


Créditos: Divulgação NASA

A NASA já localizou ao menos 23 objetos que possuem algum risco de colidir com a terra nos próximos 100 anos, agora a agência governamental quer procurar maneiras de defender a Terra desses astros. Essa primeira operação é apenas o começo de uma estratégia de defesa contra asteroides, que visam proteger a humanidade de ter o mesmo fim dos dinossauros.

O DART tem como alvo nessa sua primeira missão um asteroide binário chamado de Didymos, que é constituído pelo Didymos A e Didymos B, com eles possuindo respectivamente 780 metros e 160 metros de tamanho. Esses astros não estão em rota de colisão com a Terra e devem passar pelo nosso planeta em 2022 e 2024.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SpaceX, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.