MediaTek anuncia processador Dimensity 9000 5G de 4 nanômetros
Créditos: Divulgação/MediaTek

MediaTek anuncia processador Dimensity 9000 5G de 4 nanômetros

Flagship é o primeiro em 4nm com nova arquitetura ARMv9 e vem para brigar de frente com Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1

18/11/2021 às 10:48
Notícia

Motorola revela Moto G 200 com Snapdragon 888+ e mais 4 model...

Aparelhos intermediários possuem baterias de 5.000 mAh serão vendidos com preços de até €299

Nesta quinta-feira (18), a MediaTek revelou o seu novo chipset top de linha para smartphones, o Dimensity 9000. Anunciado como o mais poderoso chip já feito pela empresa, ele promete esquentar a briga de desempenho com as rivais Qualcomm e Samsung

O Dimensity 9000 chama a atenção por utilizar uma série de tecnologias inéditas na indústria, começando pela fabricação em 4nm, cortesia da TSMC. 

O chip também é o primeiro do mundo a utilizar a nova arquitetura ARMv9 para seus núcleos de processamento. Aliás, todos os 8 núcleos do Dimensity 9000 são baseados em novos designs, começando pelo Cortex-X2 de altíssima performance, com clock de 3,05 GHz. 

Cores do Dimensity 9000

Desempenho invejável

Segundo a MediaTek, o Cortex-X2 traz um salto de 35% em relação à geração anterior (Cortex-X1), ao mesmo tempo em que a eficiência energética aumentou em 37%. O layout octa-core ainda é complementado por mais 3 núcleos Cortex-A710 operando a 2,85 GHz e mais 4 núcleos de eficiência Cortex-A510, com clock de 1,8 GHz. 

Cortex-X2

Mais um ponto de destaque para o Dimensity 9000 é a sua GPU de última geração Mali G710-MC10, que traz suporte a tecnologias como Ray Tracing, via software pelo SDK Vulkan do Android, algo que pode elevar bastante o padrão visual dos jogos mobile. 

Continua após a publicidade

GPU Dimensity 9000

Em comparação com o chip rival Qualcomm Snapdragon 888, a MediaTek afirma que o Dimensity 9000 será 35% mais veloz e 60% mais eficiente, algo decorrente tanto da mudança de arquitetura quanto do salto no processo de fabricação para 4nm. Um dos slides da apresentação inclusive comparou o novo chip ao A15 Bionic do iPhone 13, mostrando vantagem para a solução da MediaTek:

Benchmark vs iPhone 13

Segundo a MediaTek, o chip é capaz de rodar telas com taxas de atualização de até 180 Hz em resoluções superiores a Full HD. Ele também traz compatibilidade com memórias RAM tipo LPDDR5x, com bandas de até 7.500 Mbps. 

Salto de desempenho MTK Dimensity 9000

Fotos e vídeo em foco

Todo o processamento de imagens, fotografia e vídeo será gerenciado pelo novo ISP 18-bit Imagiq790 de sétima geração. Novamente, a promessa é de que ele é o primeiro do mundo a ser capaz de processar capturas de 320 Megapixels, transferindo dados a uma velocidade de 9 Gigapixels por segundo. 

Isso abre espaço para a captura simultânea de até três fontes de vídeo em 4K HDR, simultaneamente. Suporte a gravações em 8K também estão no pacote. A título de comparação, o chip Snapdragon 888 tem velocidade de transferência de 2,7 Gigapixels por segundo. 

Suporte a 5G, mas sem mmWave

O Dimensity 9000 traz modem 5G embarcado, baseado na arquitetura M80. Há suporte para todo o pacote Sub-6 5G, mas não para a tecnologia mmWave de ondas milimétricas, especialmente importante para o mercado norte-americano. 

A empresa afirma que isso é resultado de pesquisas de mercado e que a partir de 2022 veremos o anúncio de novos produtos com suporte a ondas milimétricas e frequências de banda mais altas. 

Ao falar de conectividade, a MediaTek destacou que a sua implementação do 5G é muito eficiente do ponto de vista energético, graças a tecnologias de redução de consumo. Outros recursos de conectividade incluem a tecnologia Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E e navegação GNSS. 

Continua após a publicidade

Chip Dimensity 9000

Lançamento do MediaTek Dimensity 9000

Segundo a MediaTek, a expectativa é de que o novo chipset Dimensity 9000 equipe novos modelos de smartphones já a partir do primeiro quadrimestre de 2022. Será que teremos algum anúncio durante a CES 2022?

Dadas as especificações anunciadas, é bastante provável que a MediaTek seja encarada com seriedade para o segmento Premium e de alto desempenho, não mais ficando para trás dos seus competidores. 

É importante lembrar que outras duas empresas ainda planejam revelar as suas novas gerações de processadores mobile no mês de novembro. A Samsung está prestes a detalhar o novo Exynos 2200, com GPU desenvolvida em parceria com a AMD, sobre a arquitetura RDNA 2.

Já a Qualcomm sediará o evento Snapdragon Summit a partir do dia 30 de novembro, data em que deve ser revelado o Snapdragon 8 Gen 1, antes conhecido como Snapdragon 898. Estaremos de prontidão aqui no Mundo Conectado para trazer todas as informações em primeira mão!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: AnandTech, AnandTech Fonte: MediaTek
User img

Igor Pankiewicz

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.