Apple deve lançar carro completamente autônomo até 2025 [RUMOR]

Apple deve lançar carro completamente autônomo até 2025 [RUMOR]

Apple Car “ideal” imaginado pela empresa não teria pedais nem volante e utilizaria uma espécie de tablet central para interações

08/11/2021 às 14:22
Notícia

Carros Tesla tem sistema com CPU AMD Zen 1 e GPU Navi 23 GPU ...

Chipset não vem com o novo chipset em Zen 2 como anunciado anteriormente pela fabricante

Os rumores de que a Apple está trabalhando no desenvolvimento de um carro não são exatamente novos. Conhecido desde 2014, o “Project Titan”, como é chamado internamente, já passou por diversas mudanças estratégicas dentro da empresa. 

Ainda em setembro deste ano, a Digitimes revelou que a empresa havia contatado grandes fornecedoras de peças da Ásia, como LG, Toyota e SK Group, apontando para o início da produção do “Apple Car” em 2024.

Nesta quinta-feira (18), a Bloomberg publicou um artigo afirmando que a Apple está acelerando ainda mais o desenvolvimento do veículo elétrico... E que seus planos envolvem a produção de um modelo completamente autônomo, diferente de tudo o que você já viu. 

De acordo com as fontes ouvidas, a Apple explorou duas possibilidades no passado: investir em um carro elétrico tradicional, com poucas funções de direção autônoma, ou criar uma versão ainda mais inteligente, capaz de dispensar completamente a intervenção humana. 

Um veículo diferente de tudo que você já viu

Após a partida do antigo head Doug Field para Ford Motor Co., em setembro deste ano, quem assumiu o projeto foi o engenheiro de software Kevin Lynch. Segundo fontes, ele quer que o carro da Apple seja completamente autônomo desde a sua primeira versão. 

Para isso, a Apple terá que vencer um desafio que nem mesmo empresas veteranas como a Tesla conseguiram superar completamente. A própria Alphabet tem encarado um êxodo em seu projeto de veículo autônomo, enquanto a Uber decidiu pela venda completa da divisão. 

A reportagem menciona que o Apple Car ideal seria completamente diferente de tudo o que conhecemos sobre carros. Ele não teria volante nem pedais. Seu interior seria projetado para direção hands-off, sem qualquer tipo de comando direto por parte do motorista. Uma das opções levantadas foi projetar um interior como o de uma Limousine, com os passageiros sentados nas laterais, de frente uns para os outros. 

Continua após a publicidade

A interface seria parecida com um "iPad gigante", localizado no centro do veículo, para que os passageiros pudessem interagir facilmente com o sistema digital. 

O carro mais avançado do mundo?

Pessoas que tiveram contato com o projeto afirmaram que recentemente ele atingiu um marco: a Apple teria completado a maior parte do trabalho envolvido no desenvolvimento de um processador capaz de operar o sistema autônomo. 

Baseado nas arquiteturas dos processadores dos Macs, iPhone e iPad, o chip é descrito como o componente interno mais avançado já criado pela Apple, constituído a partir de uma série de unidades de processamento neural menores. Ele será complementado por uma avançada camada de software. 

Inclusive, há a probabilidade de esse conjunto ser levado para testes na estrada em breve. Atualmente a Apple é dona de uma frota com 69 SUVs da Lexus, utilizadas justamente para esse tipo de testes internos. 

Em busca de novos talentos

Apesar de não querer um volante, a empresa está planejando um modo de emergência que permita ao passageiro controlar o carro em situações extremas. Falando sobre segurança, a meta é construir mecanismos mais eficazes dos que os disponíveis nas concorrentes Tesla e Waymo. 

Alguns dos elementos citados foram redundância dos sistemas de navegação e detecção, camadas de backup, entre outros. Para isso, a gigante de Cupertino está em busca de muito talento profissional, incluindo engenheiros mecânicos especializados em situações críticas e sistemas de segurança.

Aliás, nas últimas semanas a Apple "roubou" talentos de diversas empresas automotivas consolidadas, como Tesla, Volvo, Daimler Trucks, Karma Automotive, General Motors, entre outras. As contratações continuam, com diversos anúncios de vagas para engenheiros de software. 

Um último ponto de debate interno foi sobre a oferta e forma de venda dos carros da Apple. Cogitou-se o modelo de frota para competir diretamente com plataformas como Uber e Lyft. Aparentemente, a opção pela venda a consumidores finais parece ter sido a rota decidida. 

Lançamento previsto para 2025

A empresa planeja lançar o carro até o ano de 2025 - essa seria a meta internamente. Contudo, isso dependerá da capacidade da Apple em finalizar e testar o componente autônomo e também de parcerias estratégicas para o fornecimento das peças automotivas. 

Algumas figuras envolvidas no projeto parecem não ter certeza de que tudo ficará pronto a tempo, afirmando que o Project Titan pode ser ou adiado ou simplificado para um lançamento inicial. As sucessivas mudanças na gestão também não inspiram confiança, mas vale lembrar que Kevin Lynch foi um dos responsáveis pelo sucesso do Apple Watch. 

Continua após a publicidade

A título de curiosidade, a publicação da matéria pela Bloomberg pode ter sido a responsável pela alta de 2,4% nas ações da Apple, demonstrando um forte interesse do mercado sobre os próximos movimentos da empresa e a sua possível entrada no mercado automotivo. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Bloomberg
User img

Igor Pankiewicz

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.