Qualcomm quer competir com a AMD, Intel e Nvidia no mercado de computadores
Créditos: Divulgação Qualcomm

Qualcomm quer competir com a AMD, Intel e Nvidia no mercado de computadores

Fabricante está apostando no trabalho da Nuvia para criação de hardwares potente para PCs

A Qualcomm vem procurando formas de se tornar a sua fonte de renda mais independente da indústria de smartphones, por isso ela vem apostando cada vez mais em soluções para diversas áreas da tecnologia. Agora a empresa está se preparando para se tornar uma gigante no setor de peças para computadores domésticos, disputando espaço com a Intel, AMD e Nvidia.

18/11/2021 às 09:45
Notícia

Luva criada pela Meta permite que você sinta o toque de objet...

Novidade vem sendo desenvolvida pela empresa há anos e promete revolucionar a interação com realidade...

Quem espera isso são os próprios executivos da fabricante norte-americana, que afirmaram acreditar durante o dia do investidor da empresa que ela está "muito bem posicionada para ser a plataforma preferida para PCs, na inevitável transição para ARM." Apesar de ser uma fala bastante forte, não é nenhuma loucura acreditar nisto, visto principalmente o sucesso dos chipsets Snapdragons baseados em ARM para smartphones, que são os favoritos das fabricantes pelo bom desempenho por watt.

Entretanto esse trabalho não é simples, pois mesmo sendo mais eficiente, os SoCs baseados em ARM ainda apresentam um desempenho inferior se comparado às CPU fabricadas atualmente pela AMD e Intel. Mas para isso a Qualcomm está investindo na Nuvia, uma empresa recém adquirida que está focada em desenvolver núcleos ARM de alto desempenho.


Créditos: Reprodução / PC Gamer / Qualcomm

A gigante dos semicondutores espera que esses novos núcleos irão conseguir apresentar uma potência para poder ser equipado em notebooks de alto desempenho, focando principalmente em jogos. Mas algo que pode ser fundamental para a empresa é seu trabalho em conjunto com a Microsoft, que visa a criação de um hardware próprio da empresa fundada por Bill Gates baseado em ARM.

Mas a questão de desempenho não é algo ligado a apenas CPU, por isso a Qualcomm também está buscando maneiras de conseguir apresentar soluções gráficas melhores com seus próximos SoCs. Como apontado pelo portal Tom’s Hardware, as futuras GPUs Adreno devem vir com uma construção e desempenho comparadas a de placas de vídeo discretas, então espera-se que essa possível placa de vídeo venha competindo com modelos de entrada, como a GTX 1050.

18/11/2021 às 12:15
Notícia

Samsung Galaxy S22 Ultra perde para Snapdragon 8 Gen1 e A15 B...

Benchmark foi realizado na versão equipada com Samsung Exynos 2200. Desempenho pode ser diferente na ...

Continua após a publicidade

O processo para entrar no mercado de computadores ainda não deve acontecer da noite para o dia, além de ter que melhorar os seus chips, a Qualcomm tem que esperar que os sistemas operacionais disponíveis suportem melhor o ARM. Por isso, uma cooperação com a Microsoft pode ser bastante importante, principalmente se isso resultar em ferramentas nativas no Windows para a emulação x64 em máquinas ARM.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware, PC Gamer
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.