Processador ‘Eagle’ da IBM promete revolucionar a computação quântica
Créditos: Divulgação IBM

Processador ‘Eagle’ da IBM promete revolucionar a computação quântica

Empresa finalmente quebra a barreira de 100 qubit com seu novo CPU

A IBM está realizando hoje o seu evento anual IBM Quantum Summit 2021 que serve para mostrar os seus avanços da empresa na área de computação quântica, hoje a empresa aproveitou a oportunidade para apresentar seu novo processador de 127 bits quânticos (qubit) chamado de 'Eagle'. Esse é o primeiro CPU da empresa a passar a marca de qubit e promete uma inovação no uso do enorme potencial de computação de dispositivos baseados na física quântica.

17/11/2021 às 09:00
Notícia

Netflix lança site para mostrar ranking com filmes e séries m...

Site tem Top 10 semanal de programas de TV e filmes com números baseados em horas assistidas na plata...

Esse novo modelo da empresa traz diversos avanços de tecnologia e chegou, segundo a empresa, num ponto no desenvolvimento de hardware em que os circuitos quânticos não podem ser simulados de maneira confiável em um computador clássico. Para o desenvolvimento do novo processador os pesquisadores usaram suas CPUs quânticas existentes, criando um design de arranjo de qubit para reduzir erros e uma arquitetura para reduzir o número de componentes necessários.

Com isso eles conseguiram criar novas técnicas avançadas para colocar a fiação de controle em vários níveis físicos dentro do processador, enquanto mantêm os qubits em uma única camada. Assim o ‘Eagle foi capaz de apresentar um aumento significativo nos seus qubits, conseguindo chegar a 127 bits quânticos, quase o dobro do ‘Hummingbird’, lançado pela empresa no ano passado e que era capaz de processar 65 qubit.


Comparação de escala do novo CPU Eagle com o Hummingbird, seu antecessor lançado no ano passado / Créditos: Reprodução IBM

“A chegada do processador 'Eagle' é um grande passo em direção ao dia em que os computadores quânticos poderão superar os computadores clássicos em aplicações úteis. A computação quântica tem o poder de transformar quase todos os setores e nos ajudar a enfrentar os maiores problemas de nosso tempo. É por isso que a IBM continua a inovar rapidamente no design de hardware e software quântico, construindo maneiras para que cargas de trabalho quânticas e clássicas se capacitem mutuamente e criem um ecossistema global que é fundamental para o crescimento de uma indústria quântica.”
- Afirmou a IBM.

Esse aumento no número de qubit no novo processador da IBM ajudará pesquisadores a explorarem problemas em um novo nível de complexidade ao realizar experimentos e executar aplicativos. Isso permitirá coisas como uma otimização do aprendizado de máquina ou a modelagem de novas moléculas e materiais para uso em áreas que vão desde a indústria de energia até o processo de descoberta de medicamentos.

Continua após a publicidade

17/11/2021 às 13:25
Notícia

Lenovo anuncia lançamento do Tab P11 Plus para o Brasil

É a volta da empresa ao mercado nacional de tablets

O novo processador ‘Eagle’ da IBM estará disponível como um dispositivo exploratório na nuvem IBM, que permitirá que ele seja usado por membros selecionados da Rede IBM Quantum.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: IBM, Adrenaline
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.