Tutorial: como identificar qual GPU está sendo usada em um PC com Windows 10 ou 11
Créditos: Divulgação/Microsoft

Tutorial: como identificar qual GPU está sendo usada em um PC com Windows 10 ou 11

Independente da versão, o método para descobrir o hardware do seu PC/Notebook é o mesmo para o W10 e W11

Se você é um entusiasta, aficionado ou gosta de tecnologia, deve saber de cor e salteado os hardwares do seu computador ou notebook. Mas se você é novo na computação ou quer se aprofundar mais nesse universo, pode queres descobrir os componentes da sua máquina sem precisar abrir.

14/11/2021 às 20:00
Notícia

Como visualizar a ficha técnica do Windows 10

Ficha revela informações sobre hardware e software do dispositivo

Hoje aqui no Mundo Conectado vamos te ensinar a identificar a placa de vídeo/GPU do seu computador ou notebook. E para quem é mais aprofundado na computação, esse tutorial também é útil para caso você precisa descobrir o hardware do PC da firma ou de um laptop. Preparado? Vem com a gente!

Passo 1: abrindo o atalho de ferramentas do sistema

O primeiro passo é acessar a lista de ferramentas do sistema apertando Windows Key (botão do Windows para os íntimos) + X (sem o sinal de mais). Esse atalho abre uma lista de ferramentas e acesso a menus mais essenciais do uso diário do computador. Aqui você tem duas opções: clicar em gerenciador de dispositivos ou gerenciador de tarefas. Faremos o tutorial pelo gerenciador de tarefa, com a explicação sobre o gerenciador de dispositivos no final.

 Passo 2: o que fazer no gerenciador de tarefas?

Ao abrir o gerenciador de tarefas ele pode mostrar apenas as informações mais simplificadas, conforme a primeira imagem.

Continua após a publicidade

Se for o caso, você precisa clicar em Mais detalhes. Clicando nesse botão, o gerenciador de tarefas mostrará mais informações sobre o desempenho do sistema. Ele abrirá diversas abas na parte superior, conforme mostrado na imagem abaixo. Você precisará clicar em Desempenho para abrir a visualização dos hardwares.

Passo 3: descobrindo a GPU 

Ao clicar em Desempenho você verá menus sobre o CPU, memória, armazenamento, internet e GPU/placa de vídeo. Se você possui uma CPU com GPU integrada e uma placa de vídeo dedicada, você verá duas opções. Aqui neste tutorial o PC utilizado possui somente GPU dedicada, então não há gráficos integrados no processador Intel i7. Ao clicar em GPU 0 será possível identificar quais gráficos são usados pelo sistema. Neste caso, uma guerreira Nvidia GTX 650 Ti com 9 anos de idade.

Passo extra: gerenciador de dispositivos

Se você só quer saber qual a GPU do PC, sem saber como está o desempenho, é só clicar em gerenciador de dispositivos ao apertar Win Key + X e depois em adaptadores de vídeo, conforme a imagem a seguir. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.