Qualcomm deve alterar nomenclatura dos Snapdragon no seu novo SoC
Créditos: Reprodução/Gizmochina

Qualcomm deve alterar nomenclatura dos Snapdragon no seu novo SoC

Snapdragon 898 pode ser o primeiro do topo de linha abandonar esquema 8xx/8x5

Uma coisa que eu sempre achei muito legal no nome dos processadores da Qualcomm foi a sua semelhança com os aviões da Boeing. Obviamente, os Snapdragon da linha 700/7xx nunca chegaram aos nomes de final 7. Exemplo: um Snapdragon 737, 787 ou 747. Mas a Qualcomm fabrica o Snapdragon 888, seu topo de linha que é equivalente ao Boeing 777, principal produto da fabricante de avião.

13/11/2021 às 20:30
Notícia

Qualcomm quer zerar emissões líquidas até 2040

Metas se baseiam no SBTi e visam a promoção da sustentabilidade e de tecnologias inovadoras

Desde 2017 a Qualcomm utiliza a nomenclatura 8x5/8xx nos seus processadores topo de linha e 7x5/7xx e 6x5/6xx nos Snapdragon intermediários e de entrada. Mas, de acordo com os confiáveis leakers Ice Universe e Digital Chat Station, o próximo SoC high-end da fabricante não se chamará Snapdragon 989 como é especulado, mas sim Snapdragon 8 Gen 1. O lançamento deste novo processador será realizado ainda em novembro, mais próximo do fim do mês.

A tendência é que a nova nomenclatura se espalhe para os outros processadores da Qualcomm. Sendo assim, os chips 7xx (intermediários) e 6xx (de entrada e intermediário) serão chamados de Snapdragon 7 Gen 1 e Snapdragon 6 Gen 1. Atualmente, o mais novo Snapdragon de entrada é o 695.

Um dos motivos da mudança pode ser o fato de que... Bem, depois do 898, seguindo a tradicional (e até que prática) regra 8xx, viria o Snapdragon 800. Só que esse nome 800 já foi usado no primeiro processador topo de linha da Qualcomm. A mesma coisa, o "zerar o nome", iria acontecer com os chips da linha 6 já na próxima geração. O 695 poderia se transformar no 698, mas em algum momento ele chegaria na casa dos 700 (o que seria bem confuso) ou retornaria ao 600

Possíveis especificações do Snapdragon 8 Gen 1

Continua após a publicidade

13/11/2021 às 18:02
Notícia

Snapdragon 898 traria melhora em GPU, AI e ISP, mas não na CP...

Qualcomm supostamente estaria preocupada com a temperatura dos chips em altas frequências de operação

Snapdragon 8 Gen 1 contará com oito núcleos, sendo a configuração de 1-3-4. O núcleo principal terá 3 GHz, enquanto os três de performance ficam na casa de 2,5 GHz (menos que o seu futuro rival Dimensity 2000) e os núcleos de eficiência terão clock máximo de 1,79 GHz. O núcleo principal ganhou 0,16 GHz de frequência e 0,08 no nos núcleos de performance comparados ao Snapdragon 888.

Seguindo a tradição, o GPU será o Adreno, mas evoluindo para o Adreno 730. O Snapdragon 8 Gen 1 será fabricado no processo de 4 nm, nas foundries da Samsung.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSM Arena, Notebook Check Fonte: Ice Universe
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.