Snapdragon 898 traria melhora em GPU, AI e ISP, mas não na CPU [RUMOR]
Créditos: Divulgação/Qualcomm

Snapdragon 898 traria melhora em GPU, AI e ISP, mas não na CPU [RUMOR]

Qualcomm supostamente estaria preocupada com a temperatura dos chips em altas frequências de operação

05/11/2021 às 12:44
Notícia

Xiaomi 12 será o primeiro smartphone com Snapdragon 898

Novo smartphone da fabricante deve ser lançado ainda este ano

A nova geração de chipsets da Qualcomm para smartphones está chegando. A empresa tem um evento marcado para o dia 30 de novembro (Snapdragon Tech Summit), data em que deve apresentar oficialmente o Snapdragon 898. 

Como de costume, as primeiras informações sobre o desempenho do chip já começaram a ser divulgadas na internet. Nesta sexta-feira (12), o insider Ice universe afirmou em sua conta do Twitter que o SoC Qualcomm Snapdragon 898 tem um desempenho “muito forte” em termos de GPU e de eficiência energética. 

Segundo Ice Universe, o resultado está “muito acima do esperado”. Logo após, ele publicou uma nova mensagem detalhando que o 898 foi amplamente melhorado em todos os aspectos, incluindo GPU, Inteligência Artificial (IA ou AI) e processamento de imagens (ISP - Image signal processor). 

Todos os aspectos… Menos um!

Parece bom demais para ser verdade? Bem, na realidade o insider completou a informação com um detalhe importante. Todos os aspectos foram melhorados, com exceção da CPU, que é um ponto de preocupação. 

Sem citar nenhuma métrica ou comparação, ele afirmou que o motivo para isso seria a quantidade de calor gerada pelo chip. Apesar da observação, Ice Universe finaliza seu Tweet afirmando que é preciso observar mais detalhes do chip antes de tirar quaisquer conclusões. 

Continua após a publicidade

É importante lembrar que já no início de novembro a mesma conta havia vazado os resultados de benchmark do chip, rodando o Geekbench. A pontuação teria sido de 1200 pontos no teste Single-core e de 3900 na versão Multi-core. Isso representa um aumento de 5% em relação ao Snapdragon 888+.

Os rumores mais recentes apontam que a Xiaomi será a primeira a utilizar o chip Snapdragon 898. Ele será o cérebro por trás do novo flagship da marca, o Xiaomi 12. Além disso, espera-se ainda que a Qualcomm lance um modelo aprimorado do chip sob o nome Snapdragon 898+, algo que estaria previsto para 2022

Xiaomi 12 é visto em público

A briga vai esquentar

Um dos desafios para a Qualcomm será o lançamento do novo chipset Exynos 2200, da Samsung. O SoC da rival está sendo desenvolvido em parceria com a AMD e promete um salto considerável em desempenho gráfico, tendo uma GPU baseada na microarquitetura RDNA2. 

Segundo benchmarks preliminares, ele pode superar a geração anterior (Exynos 2100) em até 34%. Você pode conferir mais detalhes sobre o chip na matéria abaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Twitter/Ice Universe
User img

Igor Pankiewicz

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.