Xiaomi 12 será o primeiro smartphone com Snapdragon 898
Novo smartphone da fabricante deve ser lançado ainda este ano
A nova geração de chipsets da Qualcomm para smartphones está chegando. A empresa tem um evento marcado para o dia 30 de novembro (Snapdragon Tech Summit), data em que deve apresentar oficialmente o Snapdragon 898.
Como de costume, as primeiras informações sobre o desempenho do chip já começaram a ser divulgadas na internet. Nesta sexta-feira (12), o insider Ice universe afirmou em sua conta do Twitter que o SoC Qualcomm Snapdragon 898 tem um desempenho “muito forte” em termos de GPU e de eficiência energética.
Segundo Ice Universe, o resultado está “muito acima do esperado”. Logo após, ele publicou uma nova mensagem detalhando que o 898 foi amplamente melhorado em todos os aspectos, incluindo GPU, Inteligência Artificial (IA ou AI) e processamento de imagens (ISP - Image signal processor).
Todos os aspectos… Menos um!
Parece bom demais para ser verdade? Bem, na realidade o insider completou a informação com um detalhe importante. Todos os aspectos foram melhorados, com exceção da CPU, que é um ponto de preocupação.
Sem citar nenhuma métrica ou comparação, ele afirmou que o motivo para isso seria a quantidade de calor gerada pelo chip. Apesar da observação, Ice Universe finaliza seu Tweet afirmando que é preciso observar mais detalhes do chip antes de tirar quaisquer conclusões.
É importante lembrar que já no início de novembro a mesma conta havia vazado os resultados de benchmark do chip, rodando o Geekbench. A pontuação teria sido de 1200 pontos no teste Single-core e de 3900 na versão Multi-core. Isso representa um aumento de 5% em relação ao Snapdragon 888+.
Os rumores mais recentes apontam que a Xiaomi será a primeira a utilizar o chip Snapdragon 898. Ele será o cérebro por trás do novo flagship da marca, o Xiaomi 12. Além disso, espera-se ainda que a Qualcomm lance um modelo aprimorado do chip sob o nome Snapdragon 898+, algo que estaria previsto para 2022.
A briga vai esquentar
Um dos desafios para a Qualcomm será o lançamento do novo chipset Exynos 2200, da Samsung. O SoC da rival está sendo desenvolvido em parceria com a AMD e promete um salto considerável em desempenho gráfico, tendo uma GPU baseada na microarquitetura RDNA2.
Segundo benchmarks preliminares, ele pode superar a geração anterior (Exynos 2100) em até 34%. Você pode conferir mais detalhes sobre o chip na matéria abaixo:
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Twitter/Ice Universe