Veja vídeo incrível de insetos gravado a 6000 quadros por segundo
Créditos: Ant Lab/reprodução

Veja vídeo incrível de insetos gravado a 6000 quadros por segundo

Canal do Youtube Ant Lab é especializado em capturas de imagens impressionantes de insetos em câmera lenta

Estamos acostumados a ver capturas incríveis de imagens com câmeras e drones de paisagens belíssimas, carros velozes ou fatos inusitados do mundo animal, como tubarões aproveitando um delicioso buffet livre de peixes. Porém, e quanto tais imagens envolvem animais pequenos e curiosos como os insetos? Devido ao seu tamanho diminuto, muitas vezes perdemos as chances de observar a alta complexidade de seus mecanismos de voo, que envolvem as mais variadas proezas.

O doutor Adrian Smith, chefe do laboratório de pesquisa de biologia evolucionária e comportamento no museu de ciências naturais da Carolina do Norte, é responsável pelo canal Ant Lab, dedicado a captura de vídeos impressionantes sobre insetos. Smith dedica parte do seu trabalho para estudar e revelar ao mundo as particularidades desses animais tão pequenos e altamente adaptados. Com um vídeo gravado a 6.000fps (Quadros por Segundo), o pesquisador capturou a "decolagem" de diversos insetos. O resultado são imagens incríveis que você pode conferir abaixo 

A inspiração para a realização do presente vídeo, veio após o pesquisador receber de um de seus inscritos o livro de 1975 Borne on the Wind: The Extraordinary World of Insects in Flight, de Stephen Dalton. Impressionado com a qualidade das fotografias capturadas por Dalton em 1975, Smith resolveu trabalhar em um fundo preto para destacar ainda mais a movimentação dos insetos enquanto estão alçando voo.

Não é a primeira vez que o canal Ant Lab, aparece por aqui no Mundo Conectado, no inicio do ano mostramos como o pesquisador utilizou uma câmera  Phantom VEO1310S, para gravar um curioso artrópode que se movimenta mais rápido do que o olho humano é capaz de perceber. A captura foi realizada a incríveis 73.000fps, pois a 6.000 também não é possível ver os movimentos do animal. O tal artrópode em questão se chama Colêmbolo, isso mesmo: Colêmbolo (Springtail no inglês). E o mais incrível, é que além de se movimentar em uma velocidade incrível, ele salta no ar dando diversos mortais para trás, melhor que a grande maioria dos ginastas olímpicos.

Pelo vídeo, percebemos a movimentação surreal executada pelo inseto. A olho nu, o movimento é tão rápido que ele simplesmente desaparece, como podemos ver no vídeo. É importante ressaltar, que as imagens estão capturadas em preto e branco, pois a 73.000fps é impossível capturar as imagens coloridas. Adrian Smith também ressaltou que: "Não acho que é correto dizer que estou filmando esse animais em slow-motion. Não estou usando a câmera para exagerar ou prolongar o que faz: só estou tentando ver.

Por último, destacamos outro vídeo que mostra 7 diferentes espécies de mariposas voando. As imagens foram capturadas a 6.000fps com um fundo púrpura atrás, o que tornou a decolagem dos insetos em algo muito bonito. O destaque fica para a mariposa gigante de seda (Polyphemous Moth), a segunda a aparecer no vídeo. Com uma envergadura de 15 cm, e detalhes que se assemelham a olhos nas asas, ao levantar o voo a mariposa traz um espetáculo a parte em termos de beleza da natureza. Apesar de muitas vezes, os insetos serem animais que nos causam muito incômodo, os vídeos de Smith nos ajudam a enxergá-los de outra forma. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DPREVIEW, Ant Lab
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.