Astrônomos suspeitam que asteroide próximo da terra seja pedaço da lua
Créditos: Addy Graham/University of Arizona

Astrônomos suspeitam que asteroide próximo da terra seja pedaço da lua

Kamo?oalewa, identificado em 2016, tem espectro idêntico ao de pedras lunares tiradas da missão Apollo

Astrônomos da Universidade do Arizona publicaram um estudo na Communications Earth and Environment, uma revista científica, que relaciona a origem do asteroide Kamo`oalewa à lua. Descoberto em 2016, o objeto possui uma órbita muito próxima da Terra e em diversos momentos fica muito chega a 14 milhões de Km de distância, sendo classificado como um Near-Earth Object (NEO). Também considerado como quase um satélite, o Kamo`oalewa tem seu afélio em abril, período em que os cientistas o observaram para estudar a sua formação.

09/11/2021 às 16:40

Após pandemia, startups investem na telemedicina como solução...

Ideias para o setor foram apresentadas durante o evento de tecnologia Web Summit

A primeira pesquisa sobre o Kamo`oalewa (cujo nome de origem Havaiana significa "fragmento que desaparece") foi programada para abril de 2020. A pandemia adiou os planos da observação no ano passado, já que a única época para observá-lo é nesta data. O significado do nome lembra o personagem Mestre dos Magos: por passar entre a terra e o sol (e ser do tamanho de uma roda gigante), ele aparece e some da nossa visão. A equipe da Universidade do Arizona, liderada pelo cientista planetária Ben Sharkey, retornou os estudos em abril deste ano, no Large Binocular Telescope (LBT), gerido pela própria Universidade.

Fonte: Addy Graham/University of Arizona

Para chegar a conclusão de que, muito provavelmente, ele é um pedaço da lua, os cientistas compararam seu brilho, através de espectroscopia, com os das rochas lunares coletadas nas missões do Programa Apollo. O resultado foi idêntico, um "match" espacial. Fora isso, já era de conhecimento dos astrônomos que há 500 anos o Kamo`oalewa está em uma órbita estável com a terra, o que faz dele um quase-satélite. Outros objetos do tipo não costumam ter uma estabilidade tão longa.

26/10/2021 às 13:40

M51-ULS-1b: esse pode ser o primeiro planeta descoberto fora...

Possível planeta está localizado a uma distância de 28 milhões de anos-luz

E quais são os próximos passos? Renu Malhotra, co-autora da pesquisa, seguirá adiante com uma pesquisa para tentar descobrir a origem, o motivo da separação entre Kamo`oalewa e a Lua. Provavelmente os resultados dessa pesquisa só serão publicados após abril de 2022, quando o asteroide ficar mais perto da terra novamente.

Via: EurekAlert!/Universidade do Arizona, Gizmodo

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais